Maria do Rosário Gama, coordenadora da APRe!, e outros dois fundadores - Luísa Cabral e Vítor Ferreira - aceitaram o convite do grupo dinamizador das manifestações de 15 de setembro para serem promotores do protesto que se segue à visita do FMI a Portugal para nova avaliação do cumprimento do memorando da troika. "Dado o carácter não partidário e não sindical desta organização, entendemos que será o momento para participarmos como Associação", declarou Rosário Gama na nota publicada no site da Associação.
Como prometido logo após a aprovação do Orçamento de Estado para 2013, a APRe! está a preparar-se para uma batalha contra o Governo nos tribunais. Para já, as ações contra os cortes nas reformas serão entregues nos tribunais em Lisboa, Porto e Coimbra em nome da Associação e de dois associados, um vinculado à Caixa Geral de Aposentações e outro ao Centro Nacional de Pensões.
Este mês, a Associação já realizou plenários em Lisboa e Porto, onde foram dadas sugestões sobre a mobilização dos associados e a forma de organização e iniciativas futuras da APRe! Nas próximas semanas estão agendadas novas reuniões abertas em Leiria (24 de Janeiro, às 17h no NERLEI), Faro (7 de Fevereiro, às 14h30, na Biblioteca Municipal) e Évora (8 de Fevereiro, às 14h30 na CCR-Alentejo).