Família do principal cliente da Spinumviva está entre os maiores doadores ao PSD

11 de abril 2025 - 12:47

Investigação do Expresso às contas do partido mostra que a família Barros Rodrigues entregou 27 mil euros ao PSD desde 2021 e a maior parte após Montenegro se candidatar a líder.

PARTILHAR
Luís Montenegro e Hugo Soares
Luís Montenegro e Hugo Soares. Foto PSD/Flickr

O semanário Expresso consultou as contas anuais entregues pelo PSD na Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) entre 2018 e 2023. E ali encontrou o donativo de 10 mil euros de Jorge Barros Rodrigues, o dono da gasolineira responsável pelo pico de faturação da Spinumviva, a empresa de consultoria criada por Luís Montenegro e para a qual transitaram clientes da sua sociedade de advogados quando a deixou para ser líder do PSD.

Mas segundo o Expresso, aquele não foi o único elemento da família a contribuir com dinheiro para o PSD. O seu filho, João Rodrigues, atual vereador e que agora se candidata à Câmara de Braga, já era um habitual doador, com entregas anuais entre 1.500 e 2.500 euros. Este ex-sócio do líder parlamentar e secretário-geral do PSD Hugo Soares numa sociedade de advogados é casado com Inês Varajão Borges, que presta serviços à Spinumviva e que também contribuiu com mil euros para o seu partido em 2021. Nos dois anos seguintes, juntaram-se à lista de doadores dois irmãos e uma cunhada de João Rodrigues, somando mais 14.500 euros.

Ao Expresso, João Rodrigues diz que a relação com Montenegro é antiga e os donativos ao partido por parte da família também são um hábito há muitos anos, considerando ofensiva qualquer associação entre estes e a sua escolha para liderar a lista às próximas autárquicas. Ao todo, desde 2018, seis membros da família doaram ao partido 30.500 euros.

Segundo o semanário, pelo menos 43% dos 83 doadores ao PSD acima de mil euros em 2022 e 2023 estão associados ao distrito de Braga. Hugo Soares diz ser uma “tradição” antiga para financiar as atividades da secção local do partido e que ele próprio contribuiu quando era autarca. Entre estes grandes doadores encontram-se dois gestores acabados de nomear para cargos públicos de topo: o novo presidente do conselho de administração dos Hospital de Braga e um administrador-delegado da Casa da Música. Hugo Soares diz ser “ultrajante” que se façam associações entre os autores das doações financeiras ao PSD e os nomeados para cargos públicos por parte do Governo do PSD.

Termos relacionados: Política