Está aqui

Uber Airbnb e “economia da partilha”

Shame on Uber, manifestação em São Paulo. Foto dos autores FM/MAGO.

Uber: assim começam as greves do futuro

Julho 7, 2019

Precários fizeram a 8 de maio o primeiro protesto global contra o poder “invisível” das empresas-aplicação. Em São Paulo, dois investigadores fizeram dezenas de entrevistas e apostam: surgem novas formas de resistência no meia da ultra-exploração. Por Felipe Moda e Marco António Oliveira/Outras Palavras.

Motorista de um carro

Uber obrigada a reconhecer trabalhadores

Outubro 29, 2016

Tribunal de Londres obriga multinacional a reconhecer os trabalhadores como empregados e não trabalhadores independentes; passa a ter de lhes pagar salário e férias. 

Quem trabalha nos serviços Uber não tem horários definidos, enquadramento em categorias profissionais concretas, direito a férias remuneradas, segurança e saúde no trabalho e mesmo a proteção social

Autoridade dos Transportes diz que serviço Uber pode ser “um risco”

Setembro 11, 2016

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), num parecer pedido pela AR, aponta que os serviços prestados pela Uber podem ser “um risco” por não cumprirem as normas estabelecidas.

Tribunal francês multa Uber

Junho 9, 2016

Tribunal de França multa a Uber em 800 mil euros por exercer um serviço de transporte ilegal com condutores não profissionais.

São Francisco restringe Airbnb

Junho 9, 2016

Câmara da cidade de São Francisco votou a favor de regras mais rigorosas sobre a atuação da empresa Airbnb.

Fundo soberano da Arábia Saudita injeta 3100 milhões na Uber

Junho 2, 2016

Segundo avança o Financial Times, o Public Investment Fund passou a deter cerca de 5% do capital da Uber e o seu diretor-geral, Yasir Al Rumayyan, entra no conselho de administração da empresa.

Viagem de táxi barata? Não deve conhecer o verdadeiro custo da Uber!

Maio 27, 2016

O plano da Uber é simples: quer baixar de tal modo as tarifas de modo a aumentar a procura – atraindo alguns clientes que doutra forma teriam usado o seu próprio carro ou um transporte público. E ao fazer isto, está disposta a queimar muito dinheiro. Artigo de Evgeny Morozov do The Guardian.

“Cumprir a lei é a primeira exigência a fazer à Uber”

Maio 25, 2016

Heitor de Sousa afirmou hoje no Parlamento que não deve haver mais “permissividade com práticas ilegais” e, desta forma, cabe às autoridades “fiscalizar” e “penalizar” atividades que não cumpram a lei.

Uber está “fora da lei”

Maio 11, 2016

O presidente da Autoridade dos Transportes (AMT) afirmou no parlamento, nesta quarta-feira, que a Uber opera ilegalmente e que "está fora da lei por vários motivos".

Protesto contra a Uber em Portland, Oregon, EUA, em janeiro de 2015 – Foto de wikipedia

O passado e o falso futuro nos táxis

Maio 1, 2016

Há uma actividade que é regulada pelo Estado. Ora, o que se passa é que surge uma multinacional que acha que pode passar por cima das regras estabelecidas por um Estado soberano e limpar o mercado, contornando as regras. Por João Ramos de Almeida em Ladrões de Bicicletas

Bloco está disponível para interpelar governo sobre a Uber

Abril 29, 2016

O deputado Heitor de Sousa manifestou “apoio político aos taxistas”, considerado ser “ilegal” o atual modelo de exercício da plataforma Uber. 

A roupa suja da economia da partilha

Março 27, 2016

Empresas como a Uber e Airbnb não estão a ajudar as economias locais – estão só a ajudar-se a si próprias. Artigo de Tom Slee, na revista Jacobin.

Uber: um problema dos taxistas? Não, um problema social!

Setembro 8, 2015

O debate sobre o Uber é mais que um debate sobre uma atividade específica: é um debate sobre modelos de sociedade!

Protesto dos taxistas em Lisboa. Foto de Helena Figueiredo

Taxistas protestam contra concorrência desleal da Uber

Setembro 8, 2015

Marchas lentas em Lisboa, Porto e Faro mobilizaram centenas de taxistas contra a empresa norte-americana, que acusam de fazer transporte ilegal, não cumprindo a regulamentação dos transportes em Portugal.