Está aqui

Racismo mata

exige aos responsáveis políticos e institucionais que “acionem os mecanismos processuais para combater o racismo e o crescimento da extrema-direita”

Associações lançam carta aberta exigindo ação política para combater o racismo

Agosto 13, 2020

O documento com o título “O Silêncio é cúmplice” exige aos responsáveis políticos e institucionais que “acionem os mecanismos processuais para combater o racismo e o crescimento da extrema-direita”.

Eduardo Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República - Foto de António Cotrim/Lusa

Presidente do parlamento condena “tentativa de intimidar deputadas e ativistas políticos”

Agosto 13, 2020

Na mensagem enviada à Lusa, Ferro Rodrigues alerta que a “direita populista e extremista está a tentar, em muitas democracias consolidadas, ressuscitar do passado de triste memória uma agenda anti-democrática”.

Neonazis, que se auto-intitulam nacionalistas, querem que dirigentes antifascistas e antirracistas “abandonem a atividade política e deixem o território português”

PJ investiga ameaças de neonazis a ativistas e deputadas

Agosto 12, 2020

Um grupo neonazi ameaça dirigentes antifascistas e antirracistas, exigindo que abandonem a atividade política e deixem o território português. Entre as pessoas ameaçadas estão as deputadas bloquistas Mariana Mortágua e Beatriz Gomes Dias.

Pichagem xenófoba feita há semanas num ataque à sede do SOS Racismo, em Lisboa

SOS Racismo denuncia “parada Ku Klux Klan” em frente à sua sede

Agosto 10, 2020

No sábado passado, um grupo de “nacionalistas”, imitando os grupos criminosos racistas dos Estados Unidos Ku Klux Klan, fez uma marcha em frente à sede da associação, que vai apresentar queixa ao Ministério Público.

ONU: Existe racismo em Portugal e não é devidamente investigado e punido

Agosto 3, 2020

A ONU é perentória ao assinalar “a persistência de casos de violência policial contra pessoas de minorias étnicas” e a inexistência de investigação e punição adequadas no que concerne aos crimes praticados pela polícia ou cidadãos. Este órgão defende ainda que a população cigana e afrodescendente é vítima de discriminação na educação, habitação e emprego.

Racismo é crime, concentração no Porto, 1 de agosto de 2020 - Foto de Pedro Faria

Homenagens a Bruno Candé em várias cidades

Agosto 1, 2020

Este sábado, realizaram-se ações em Porto, Aveiro, Guimarães, Viseu, Faro e Évora, que recordaram o ator assassinado e afirmaram o combate ao racismo. O deputado bloquista Luís Monteiro declarou no Porto: “Ninguém está a mais neste território. A única coisa que tem de desaparecer é mesmo o Racismo!”

Ações em memória de Bruno Candé em Aveiro, Guimarães, Viseu, Faro e Évora

Agosto 1, 2020
Em Aveiro realizou-se uma manifestação antirracista, repudiando o assassinato do ator; em Guimarães, Viseu, Faro e Évora tiveram lugar concentrações – Fotos de João Moniz – Aveiro; Rui Antunes – Guimarães; Mariana Carneiro e Plataforma Já Marchavas – Viseu, João Vasconcelos – Faro; Évora

Justiça por Bruno Candé, Porto

Agosto 1, 2020
Concentração dia 1 de agosto de 2020 na avenida dos Aliados, no Porto - Fotos de Pedro Faria, Pedro Lourenço e Luís Monteiro
Racismo não é opinião, é crime (faixa) - Foto de Ana Mendes

O racismo começa na lei

Agosto 1, 2020

O problema começa na lei, e nos elementos do tipo do artigo 240º do código penal, uma redação voltada para o racismo orgânico e direto, negligenciando o facto de se tratar de uma opressão na maioria das vezes velada e indireta. Por Luís Martinho

Justiça por Bruno Candé

Agosto 1, 2020

Esta sexta-feira, o largo de São Domingos, em Lisboa, encheu-se de anti-racistas que vieram homenagear Bruno Candé e exigir o fim da violência racista em Portugal. Reportagem em vídeo do Esquerda.net.

Sim, é racismo

Agosto 1, 2020

Bruno Candé foi chamado de estranho na sua terra, mandado embora de um país que era o seu, morto por quem achava que ele estava a mais em Portugal. Negar a dimensão racista deste crime hediondo é persistir em parte do problema que lhe deu origem.

Manifestação em Lisboa em memória de Bruno Candé

Julho 31, 2020
Esta sexta-feira, o largo de São Domingos, em Lisboa, encheu-se de anti-racistas que vieram homenagem o ator, assassinado no sábado passado. Fotos de Ana Mendes.
Uma multidão encheu o largo de São Domingos em homenagem a Bruno Candé. Foto de Miguel A. Lopes/Lusa.

Candé Presente!

Julho 31, 2020

Entre palmas e palavras de ordem anti-racistas, uma multidão encheu o Largo de São Domingos em Lisboa, homenageando o ator Bruno Candé. Uma concentração na qual a deputada Beatriz Dias disse que “o racismo continua a matar e nós não podemos continuar a negá-lo como uma dimensão que estrutura as relações da nossa sociedade”. Mais notícias: Racismo Mata

Bruno Candé Marques. Foto retirada da sua página de facebook.

Família destaca “caráter premeditado e racista” do crime que vitimou Bruno

Julho 25, 2020

Este sábado, o ator Bruno Candé Marques, de 39 anos, pai de três filhos, foi assassinado com quatro tiros à queima roupa em Moscavide. Família da vítima e SOS Racismo querem que “a justiça seja feita de forma célere e rigorosa”. Bloco de Loures exige que todos os pormenores e motivações do crime sejam devidamente apurados.

Foto via SOS Racismo.

Ataques e ameaças ao SOS Racismo

Julho 24, 2020

Os muros da sede do SOS Racismo foram pintados com uma mensagem de ameaça. A associação declara que "nenhuma ameaça ou intimidação nos calará". 

Pichagem de ódio, racista e xenófoba, na Escola Secundária de Sacavém, concelho de Loures

Raide de pichagens de extrema-direita em vários concelhos do distrito de Lisboa

Junho 13, 2020

Esta sexta-feira, surgiram pichagens com frases racistas em escolas de Lisboa e Loures, num mural de homenagem a José Carvalho na Amadora e também no Conselho Português de Refugiados. Bloco de Lisboa condena “raide de pinturas de direita racista e xenófoba”.

Manifesto da manifestação antirracista de Coimbra

Junho 9, 2020

No passado dia 6 de junho, quatro estudantes do ensino secundário e dos primeiros anos do ensino superior juntaram-se e conseguiram organizar um protesto antirracista que juntou mais de 600 pessoas, algo inédito para a cidade. Durante a mobilização foi lido este manifesto, escrito por uma aluna do 12º ano, Madalena Bindzi.

"A minha cor é minha herança", faixa do IMUNE em manifestação realizada em Lisboa a 15 de setembro de 2020

Mas Portugal não é um país racista!

Junho 5, 2020

É muito mais fácil dizer que o racismo não existe em Portugal do que ter uma conversa séria e difícil sobre este assunto. Dados do European Social Survery, evidenciam que Portugal é o país com um índice mais alto de Racismo Biológico com 52,9%, face à média europeia de 29.2%. Artigo de Diogo Franco.

Este país não tem sido para todas nem para toda a gente

Setembro 30, 2019

Temos pela frente o grande desafio de vencer a negação do racismo e conquistar a igualdade de direitos para todas as pessoas que vivem em Portugal, independentemente da nacionalidade ou pertença étnico-racial.

“Os negros que nascem em Portugal são estrangeiros no seu próprio país”

Julho 16, 2019

Beatriz Dias ocupa o 3.º lugar na lista do Bloco de candidatos e candidatas por Lisboa às eleições legislativas. A ser eleita, a ativista priorizará a agenda anti-racista que “é muito ampla”, existindo “tantas mudanças para concretizar”.

Foto de Paulete Matos.

“Criminalizar o racismo na lei porque ele é um crime na vida”

Março 30, 2017

“O racismo é um atentado contra a dignidade das pessoas e as práticas de discriminação racial têm que ser objeto da máxima reprovação social e jurídica. E isso tem um nome: crime”, defendeu o deputado bloquista José Manuel Pureza.