Poluição do ar

A conclusão é da associação Zero a partir de um estudo europeu sobre o impacto do alinhamento da trajetória da UE com as metas do Acordo de Paris. No caso português, é urgente intervir no setor dos transportes.

Entre julho de 2022 e julho de 2023, as emissões associadas ao consumo de gasóleo e gasolina aumentaram 6,2% em relação ao período pré-pandemia.

Estudo revela que a redução permanente da poluição atmosférica global por partículas finas, por forma a cumprir as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), acrescentaria 2,3 anos à esperança média de vida, ou um total combinado de 17,8 mil milhões de anos de vida salvos.

Depois de dois anos em queda por causa da pandemia, as emissões de gases com efeito de estufa voltaram a aumentar na União Europeia, contrariando a tendência geral de queda desde 1990.

Um relatório da Agência Europeia do Ambiente conclui que os níveis de poluição do ar na Europa ainda não são seguros, especialmente para as crianças e adolescentes. Entre as 375 cidades analisadas, Faro é a que tem o ar mais limpo.