Está aqui

Petróleo em Portugal

Foto de Rodrigo Antunes, Lusa.

Bloco quer ver cancelados contratos de petróleo em Pombal e Batalha

Fevereiro 4, 2020

Bloquistas apresentaram uma proposta para suspender imediatamente os processos para a prospeção e extração de hidrocarbonetos em Pombal e Batalha, contribuindo assim para o combate às alterações climáticas e a sustentabilidade social, económica e ambiental da região Centro e das suas populações.

Judiciária fez buscas aos contratos de petróleo

Janeiro 12, 2019

A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis e a Direção-Geral de Energia e Geologia forma alvo de buscas esta semana. Em causa está uma queixa de uma associação que se opõe à exploração de petróleo e gás.

Mineração dos oceanos pode pôr em causa vários ecossistemas

Novembro 16, 2018

O alerta parte dos Investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), no Porto, que estimam que a exploração dos fundos oceânicos pode vir a “afetar uma grande quantidade de ecossistemas num raio de 190 quilómetros”.

"Stop Furos", manifestação em Lisboa - Foto Climaximo

Governo pôs em consulta pública mais dois furos de petróleo

Novembro 7, 2018

O governo pôs esta quarta-feira, 7 de novembro, em consulta pública dois novos furos para prospeção e pesquisa de hidrocarbonetos convencionais na Batalha e em Pombal. Estas duas concessões foram atribuídas cinco dias antes das últimas eleições legislativas.

Mais de 700 pessoas aderem a ação popular contra contratos de petróleo em Portugal

Setembro 30, 2018

Em comunicado a ASMAA - Algarve Surf and Maritime Activities Association sublinha que a resposta massiva, ocorrida em apenas 10 dias, fará desta ação popular uma das mais participadas de sempre a ocorrer em Portugal.

O gabinete da Galp no Ministério do Mar

Setembro 12, 2018

Fica por saber quanto é que a Galp manda dentro do Ministério do Mar, que age como procurador da petrolífera.

Governo recorreu da decisão do Tribunal de travar a prospeção de petróleo no Algarve

Governo recorre da suspensão do furo de prospeção de petróleo em Aljezur

Agosto 21, 2018

O governo recorreu da decisão do Tribunal de Loulé que suspendeu a licença para que o consórcio ENI/GALP fizesse o furo de prospeção de hidrocarbonetos ao largo de Aljezur. O recurso foi apresentado logo no dia seguinte à decisão judicial.

Fotografia: página de Facebook da Plataforma Algarve Livre de Petróleo - PALP

Tribunal trava prospeção de petróleo no Algarve

Agosto 13, 2018

Tribunal suspendeu a licença (TUPEM) para que o consórcio ENI/GALP fizesse o furo de prospeção de hidrocarbonetos ao largo de Aljezur. Os ambientalistas tencionam agora barrar a intenção do governo de apoiar a pesquisa petrolífera ao largo de Aljezur.

Mais de 800 pessoas disseram não à prospeção de petróleo em Portugal

Agosto 4, 2018

Os manifestantes expressaram este sábado a sua desilusão face ao recuo do Governo no que concerne à possibilidade de exploração de petróleo na costa portuguesa. Joana Mortágua alertou que a opção do executivo compromete o país e as gerações futuras.

Protesto contra exploração de petróleo este sábado em Almada

Agosto 3, 2018

Várias movimentos e ativistas nacionais e internacionais juntam-se este sábado na Cova do Vapor, na Trafaria, a partir das 15h30, numa ação de arte aérea na praia para parar a exploração de petróleo em Portugal.

“Nem um Furo! Nem agora... nem no futuro”, manifestação "Salvar o Clima, Parar o Petróleo" em Lisboa - Foto Ricardo Gouveia

Assembleia Municipal de Loulé unânime contra a exploração de Petróleo

Julho 26, 2018

A AM de Loulé decidiu também marcar, em conjunto com todas as associações ambientais e outros municípios, uma manifestação de repúdio contra a decisão do governo de manter a exploração de petróleo na costa algarvia.

Ativistas espalham dinheiro sujo de petróleo no Ministério do Ambiente

Julho 16, 2018

O coletivo Climáximo, que se opõe ao furo de petróleo em Aljezur, denuncia a “promiscuidade entre o governo e o consórcio ENI/GALP” e sublinha “os processos corruptos em que o executivo tomou o lado das empresas multinacionais contra o interesse público e o planeta".

Protestos contra furos de petróleo realizaram-se em 20 praias

Julho 8, 2018

De Carcavelos a Faro, ativistas contra a exploração de petróleo em Portugal protestaram nos areais para dizer que “Petróleo é má onda!”. Veja aqui algumas imagens.

“Cocktail de petróleo” e “água com gás de fracking” na conferência de Obama

Julho 6, 2018

Os ativistas da Climáximo ofereceram aos participantes à porta do Coliseu do Porto “bebidas falsas que representam as verdadeiras políticas climáticas do governo português e do Obama”.

Agência Portuguesa do Ambiente suspende prospeção de gás e petróleo em Aljubarrota

Agência Portuguesa do Ambiente suspende prospeção de gás e petróleo em Aljubarrota

Julho 4, 2018

Decisão de suspensão da prospeção de petróleo e gás em Aljubarrota surge pouco depois do Tribunal de Loulé suspender o furo de Aljezur por considerar que este não é do interesse público. Bloco considera que estas duas decisões são derrotas importantes para as empresas petrolíferas e para o Governo.

1500 triliões de barris de petróleo no mar do Algarve

Maio 27, 2018

O governo destacou um dos seus franco-atiradores, o vice de António Costa, Augusto Santos Silva, para manter a mentira: não é produção, é prospecção.

Ambientalistas pedem demissão do ministro do Ambiente

Ambientalistas pedem demissão do ministro do Ambiente

Maio 25, 2018

Pedido de demissão foi entregue em mãos a João Matos Fernandes e surge na sequência da decisão da prospeção de petróleo em Aljezur sem qualquer estudo prévio de impacto ambiental.

Petrolíferas dispensadas de estudo ambiental para furarem ao largo de Aljezur

Maio 16, 2018

A Agência Portuguesa do Ambiente dispensou a Galp e a Eni do estudo de impacto ambiental ao furo de prospeção de petróleo em Aljezur. Para a Zero, a decisão é ”um favor” às petrolíferas. E o Bloco questiona: "Para que serve a APA?"

A Zero indica para um conjunto de aspetos críticos do projeto, nomeadamente a falta de alternativas de localização da sondagem, o elevado consumo de água, a proximidade de áreas protegidas e o facto de a tecnologia ser gás de xisto

Zero denuncia exploração de gás de xisto em Aljubarrota

Maio 11, 2018

A associação ambientalista critica o governo, alerta que prazo de consulta termina nesta sexta-feira e exige avaliação de impacte ambiental.

Governo português leva “prémio” europeu de apoio aos combustíveis fósseis

Abril 16, 2018

A Rede Europeia para a Ação Climática distingue pela negativa os governos que contrariam as metas da combate às alterações climáticas. O furo em Aljezur valeu a “medalha de ouro” a Portugal.

"Enterrar de vez o furo": Vídeo da manif em Lisboa

Abril 15, 2018

Mais de mil pessoas participaram no protesto contra a prospeção de petróleo ao largo de Aljezur.

Protesto contra prospeção de petróleo junta mais de mil pessoas

Abril 14, 2018

Ambientalistas protestaram hoje em Lisboa contra a prospeção de petróleo em Aljezur, no Algarve, recordando desastres passados.

Nem um furo

Petróleo: ambientalistas reclamam respeito pelas consultas públicas

Março 6, 2018

O Ministério do Ambiente diz que a avaliação do impacte ambiental à prospeção de petróleo depende da consulta pública a realizar. Ambientalistas desconfiam do resultado.

despacho da ENMC

Petróleo: Ambientalistas acusam Estado de “leviandade”

Março 1, 2018

A Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis confirmou em janeiro o que tinha desmentido em setembro: um navio do consórcio ENI/GALP fez trabalhos de pesquisa ao largo de Aljezur durante a vigência das providências cautelares.

Furo de pesquisa de petróleo ao largo de Aljezur suspenso por três meses

Furo de pesquisa de petróleo ao largo de Aljezur suspenso por três meses

Fevereiro 24, 2018

A providência cautelar interposta pela Plataforma Algarve Livre de Petróleo, para travar a prospeção de hidrocarbonetos naquela região, foi suspensa por três meses, por acordo entre as partes, tal como “todos os trabalhos ao largo da Costa Vicentina, sejam de prospeção, ou preparatórios desta".