Petróleo em Portugal

Petrolíferas dispensadas de estudo ambiental para furarem ao largo de Aljezur

Maio 16, 2018

A Agência Portuguesa do Ambiente dispensou a Galp e a Eni do estudo de impacto ambiental ao furo de prospeção de petróleo em Aljezur. Para a Zero, a decisão é ”um favor” às petrolíferas. E o Bloco questiona: "Para que serve a APA?"

A Zero indica para um conjunto de aspetos críticos do projeto, nomeadamente a falta de alternativas de localização da sondagem, o elevado consumo de água, a proximidade de áreas protegidas e o facto de a tecnologia ser gás de xisto

Zero denuncia exploração de gás de xisto em Aljubarrota

Maio 11, 2018

A associação ambientalista critica o governo, alerta que prazo de consulta termina nesta sexta-feira e exige avaliação de impacte ambiental.

Governo português leva “prémio” europeu de apoio aos combustíveis fósseis

Abril 16, 2018

A Rede Europeia para a Ação Climática distingue pela negativa os governos que contrariam as metas da combate às alterações climáticas. O furo em Aljezur valeu a “medalha de ouro” a Portugal.

"Enterrar de vez o furo": Vídeo da manif em Lisboa

Abril 15, 2018

Mais de mil pessoas participaram no protesto contra a prospeção de petróleo ao largo de Aljezur.

Protesto contra prospeção de petróleo junta mais de mil pessoas

Abril 14, 2018

Ambientalistas protestaram hoje em Lisboa contra a prospeção de petróleo em Aljezur, no Algarve, recordando desastres passados.

Nem um furo

Petróleo: ambientalistas reclamam respeito pelas consultas públicas

Março 6, 2018

O Ministério do Ambiente diz que a avaliação do impacte ambiental à prospeção de petróleo depende da consulta pública a realizar. Ambientalistas desconfiam do resultado.

despacho da ENMC

Petróleo: Ambientalistas acusam Estado de “leviandade”

Março 1, 2018

A Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis confirmou em janeiro o que tinha desmentido em setembro: um navio do consórcio ENI/GALP fez trabalhos de pesquisa ao largo de Aljezur durante a vigência das providências cautelares.

Furo de pesquisa de petróleo ao largo de Aljezur suspenso por três meses

Fevereiro 24, 2018

A providência cautelar interposta pela Plataforma Algarve Livre de Petróleo, para travar a prospeção de hidrocarbonetos naquela região, foi suspensa por três meses, por acordo entre as partes, tal como “todos os trabalhos ao largo da Costa Vicentina, sejam de prospeção, ou preparatórios desta".

Petróleo: insistência do governo é “declaração de guerra” ao Algarve

Fevereiro 23, 2018

Autarcas, associações empresariais e ambientalistas do Algarve e Alentejo exigiram esta quinta-feira o cancelamento da autorização dada pelo governo para prospeção de petróleo em Aljezur.

Justiça Climática: ativistas prometem luta contra furos de petróleo em Portugal

Fevereiro 12, 2018

Mais de 20 movimentos sociais, organizações e sindicatos reuniram-se, este domingo, em Lisboa, para a realização do 3º Encontro Nacional pela Justiça Climática. Entre as principais decisões, ficou a garantia de um combate decisivo contra a perfuração de petróleo em Aljezur, pelo grupo ENI/GALP.

Petróleo: Extensão do prazo de prospeção é “incompreensível”, diz Zero

Janeiro 22, 2018

Os ambientalistas reagiram à decisão do governo de estender por mais um ano os direitos de prospeção de petróleo nas concessões ao largo de Aljezur.

Pela terceira vez, o consórcio Eni/Galp consegue prolongar a concessão para fazer furos na Costa Alentejana

Governo autoriza prolongamento de prospeção de petróleo ao largo da Costa Vicentina

Janeiro 21, 2018

Pela terceira vez, o consórcio Eni/Galp consegue prolongar a concessão para fazer furos na Costa Vicentina. Este prolongamento é por mais um ano. O consórcio obtém agora o que não conseguiu em 2016, quando pediu o prolongamento por dois anos.

Janeiro 21, 2018

AMs de Óbidos e Peniche aprovam votos de Saudação pelo cancelamento dos contratos de prospeção e produção de petróleo

Assembleias Municipais de Óbidos e Peniche contra a prospecção e produção de petróleo

Dezembro 29, 2017

As duas assembleias municipais aprovaram votos de saudação pelo cancelamento dos contratos de prospecção e produção de petróleo na Bacia de Peniche e apelam ao cancelamento dos restantes contratos em vigor.

PS e PCP chumbam fim das concessões de petróleo e gás

Dezembro 21, 2017

O projeto de resolução apresentado em conjunto pelo Bloco e PAN propunha terminar as atuais concessões e impedir outras no futuro. PS e PCP votaram contra. Em frente ao parlamento, dezenas de pessoas mostraram um “cartão vermelho” à prospeção de petróleo e gás.

Costa alentejana volta a estar sob ameaça dos furos da ENI/Galp

Novembro 10, 2017

O consórcio petrolífero pediu a prorrogação do contrato de pesquisa que caduca no fim do ano. Desta vez, os autarcas terão de dar o seu parecer e continuam a opor-se aos planos para furar a 46 quilómetros da costa.

Peniche Livre de Petróleo apela à oposição de todas as Câmaras Municipais com contratos em terra

Novembro 10, 2017

Em comunicado, o movimento Peniche Livre de Petróleo apela a que os executivos camarários assumam uma posição pública contra os contratos de exploração de petróleo onshore. A carta aberta foi enviada a todos os presidentes de Câmara e Assembleia Municipal dos concelhos onde existem contratos por cancelar.

Sondagens entre Sines e Aljezur trazem de volta ameaça de furo de petróleo

Setembro 27, 2017

O Climáximo e o movimento Alentejo Litoral pelo Ambiente exigem um esclarecimento do governo sobre as sondagens realizadas há poucos dias por um navio italiano. Entidade reguladora já veio garantir que não há nem pode haver prospeção em Aljezur. Notícia atualizada às 21h04 de 27.09.2017.

Foto da apresentação do mapa em 23 setembro de 2017

25% das candidaturas às câmaras do litoral comprometeram-se a combater exploração de petróleo

Setembro 24, 2017

81 cabeças de lista de candidaturas às câmaras do litoral comprometeram-se a fazer tudo para que os seus municípios sejam Zonas Livres de Petróleo e Gás. Há ausência de compromisso das candidaturas em 14 concelhos, assim como de qualquer cabeça de lista da CDU.

Catarina Martins: Fim de furo petrolífero em Aljezur é uma grande conquista

Setembro 3, 2017

Catarina Martins esteve este domingo em Sines onde participou na colocação da faixa "Futuro sem furos - petrolíferas fora!". A coordenadora do Bloco frisou que “é extraordinariamente importante e exemplar a forma como as populações lutaram” contra este ataque ambiental.

Odeceixe: ambientalistas protestam neste sábado

Agosto 11, 2017

Movimentos ambientalistas apelam à participação na ação de arte aérea, que terá lugar na praia de Odeceixe, contra a ameaça de prospeção e exploração de petróleo e gás, e pelo fim das monoculturas de eucaliptos que alimentam os fogos florestais.

Foto de Paula Nunes, no facebook da ASMAA Algarve Surf & Marine Activities Association.

Petróleo: Galp quer fazer furo na costa alentejana em 2018

Agosto 1, 2017

O presidente da Galp Energia, Carlos Gomes da Silva anunciou que a petrolífera tem agendado furos exploratórios para extração de petróleo na costa alentejana para a primavera de 2018. Ambientalistas realizam ação a 12 de Agosto, na praia de Odeceixe.

Ministério Público abre inquérito a descargas de crude nas praias de Peniche

Julho 26, 2017

O Ministério Público abriu um inquérito para investigar a descarga de hidrocarbonetos ocorrida há três semanas em duas praias de Peniche, que ficaram interditadas a todos os usos.

Praia da Amoreira, Aljezur. Foto de Tiago J. G. Fernandes/Flickr.

Petróleo: Galp não vai fazer furo em Aljezur este ano

Maio 19, 2017

Galp não vai fazer o furo, cujo prazo termina no final de maio. Pediu prolongamento, mas governo não aceitou. No entanto, a Galp diz que não desistiu e insiste em querer fazer o furo, contra a vontade da população.

Tribunal aceita providência cautelar para travar furo em Aljezur

Maio 4, 2017

O tribunal aceitou a providência cautelar apresentada pelo município de Odemira, que visa impedir a exploração de hidrocarbonetos ao largo do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina.