Offshore Leaks

Um consórcio de jornalistas de investigação de vários países teve acesso a 2,5 milhões de documentos que revelam os nomes dos beneficiários das empresas sedeadas em paraísos fiscais. Era então, em 2013, a maior fuga de informação de sempre do lado oculto do sistema financeiro, que esconde mais de 25 biliões de euros.

Ao longo de 40 anos de carreira, Herbert Stepic levou o Raiffeisen Bank a tornar-se um dos maiores grupos financeiros do Centro e Leste europeu. Mas a descoberta de companhias offshore para investimentos imobiliários em Singapura levou o banqueiro a apresentar a demissão do cargo na semana passada.

O jornal Expresso, que, há duas semanas, iniciou uma parceria com o International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ) no âmbito da mega investigação a paraísos fiscais, “Offshore Leaks”, divulga, este sábado, informações sobre proprietários portugueses de offshores.

O pai de Horacio Cartes, o recém-eleito presidente do Paraguai, e mais quatro diretores do seu banco criaram conta secreta nas Ilhas Cook. Artigo de Marina Walker Guevara e Mabel Rehnfeldt, do ICIJ.

A investigação de um consórcio internacional de jornalistas mostrou ao mundo como a alta finança tem roubado as receitas fiscais a boa parte do planeta.

Luís Branco

Um consórcio de jornalistas de investigação de vários países teve acesso a 2,5 milhões de documentos que revelam os nomes dos beneficiários das empresas sedeadas em paraísos fiscais. É a maior fuga de informação de sempre do lado oculto do sistema financeiro, que esconde mais de 25 biliões de euros.