Greve Geral 22 março 2012

 

Miguel Portas, no programa "Conselho Superior" da Antena 1, declara que a CGTP "fica obrigada a fazer uma ponderação" sobre "como unir a grande maioria do mundo do trabalho não só à volta das suas reivindicações como também à volta das formas de luta que escolhe".

A greve é a projeção no presente de um vislumbre do futuro. E aqueles que não nos querem futuro, procurarão diminuí-la, achincalhá-la. Mas há muitos mais que com ela querem aprender.

Pedro Filipe Soares

Cerca de 50 portugueses, gregos e franceses manifestaram-se em Paris em solidariedade com a Greve Geral e contra a austeridade. Cristina Semblano do Bloco de Esquerda declarou à comunicação social: “Esta foi apenas a primeira manifestação de solidariedade internacional com o povo português desde a chegada da 'troika ao país'. Depois disto haverá mais mobilização”.

A PSP agrediu violentamente os fotojornalistas Patrícia Melo, da France Press, e José Sena Goulão, da Lusa, no Largo do Chiado em Lisboa, durante a manifestação da Plataforma 15 de outubro integrada na Greve Geral. A direção de informação da Lusa apresentou protesto ao diretor nacional da PSP. Sindicato dos Jornalistas exige explicações públicas do ministro da Administração Interna.

O esquerda.net acompanhou a manifestação realizada pela CGTP em Lisboa que arrancou do Rossio e terminou na Assembleia da República. Depoimento de Heitor de Sousa, dirigente do Bloco.

Em Faro, a concentração convocada pela CGTP teve início às 15h30 no Jardim Manuel Bivar. Fotos de Nuno Viana.

Arménio Carlos convoca greve de duas horas dos trabalhadores do poder local no dia 12 de abril. Polícia agride manifestantes e jornalistas no Chiado.

Primeiro-ministro foi recebido no Porto com assobios e palavras de ordem. Passos Coelho tentou evitar os manifestantes tendo, inclusive, entrado pelas traseiras do edifício da Reitoria. Existem relatos de agressões contra os manifestantes por parte das forças policiais e de uma detenção. José Miranda (na foto) relatou ao esquerda.net estes acontecimentos.

Também na Madeira, a Greve Geral contou com uma manifestação que juntou centenas de trabalhadores na baixa do Funchal.

A Plataforma 15 de Outubro juntou centenas de manifestantes entre o Rossio e a Assembleia da República. Imagens da chegada a São Bento.

António Avelãs, presidente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, fala das razões dos professores para aderirem a esta Greve Geral.

Imagens do piquete da Greve Geral nos Serviços de Transportes Coletivos do Porto na manhã de 22 de março.

Início da manifestação da CGTP em Lisboa, subindo em direção ao Chiado.

A manifestação da Greve Geral na Baixa de Coimbra juntou algumas centenas de pessoas. Depoimento de José Manuel Pureza.

Principais sites informativos europeus e brasileiros noticiam a greve geral em Portugal, destacando que se trata da segunda em 4 meses e que a austeridade está a ter efeitos negativos na economia.

Numa mensagem enviada à agência Lusa, o porta-voz da confederação geral dos trabalhadores gregos GSEE defendeu que Portugal irá seguir o caminho da Grécia e apelou “aos trabalhadores portugueses e europeus para que se unam, num esforço pan-europeu, para lutar contra estas políticas neoliberais”.

Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) decidiram, esta quinta-feira, em plenário, agendar greves para todos os feriados de 2012 contra a redução em 50 por cento das horas trabalhadas em feriado.

Centenas de jovens abriram a tarde de manifestações na capital, em dia de Greve Geral, com o cortejo "Ocupar Tudo".

No Funchal e em Setúbal realizaram-se concentrações, convocadas pela CGTP, neste dia da Greve Geral. Ambas as concentrações tiveram lugar às 11 horas. Fotos de Sónia Araújo (Funchal) e Álvaro Arranja (Setúbal).

Os trabalhadores do call center da EDP, em Seia, aderiram à Greve Geral, sendo que a mobilização terá sido significativa. No call center da EDP de Odivelas, da empresa Tempo Team, a adesão à Greve Geral foi de 73%. Também no call center do BES Contact se registou uma grande adesão à greve.