40 anos das greves contra a corrente

No próximo sábado, dia 13 de setembro, realiza-se o colóquio “O 12 de setembro de 1974 na Lisnave. As lutas por quem as viveu”, no Museu da Cidade na Cova da Piedade, a partir das 15h. A iniciativa é promovida pela Cultra, inserida nas iniciativas “O futuro era agora – nos 40 anos das greves contra a corrente (maio – setembro de 1974)".

Intervenções abordaram temas relacionados com a organização popular e as lutas logo a seguir ao 25 de abril, bem como a política do PCP e da esquerda radical diante do movimento grevista entre maio e setembro de 74. Um segundo colóquio decorrerá em 13 de setembro.

Realiza-se no próximo sábado, 31 de maio, o colóquio: “O movimento operário e as greves contra a corrente. Maio - Setembro de 1974”. O colóquio será aberto por Fernando Rosas e decorrerá a partir das 15 horas na Associação José Afonso em Lisboa (na rua de S. Bento 170, em frente à AR).

Na inauguração da exposição “O futuro era agora – nos 40 anos das greves contra a corrente (maio – setembro de 1974)", nesta segunda-feira, os historiadores Fernando Rosas e João Madeira sublinharam que aquele movimento foi determinante para arrancar grande parte das conquistas históricas da classe trabalhadora e os órgãos de vontade popular.

A propósito da inauguração da exposição sobre “os 40 anos das greves contra a corrente", esquerda.net entrevistou o historiador João Madeira que afirma também que “evocar essa vaga de greves, através de uma exposição e de um conjunto de colóquios” é “resgatar a memória, que é parcela insubstituível daquilo que também foi o próprio 25 de Abril”. A inauguração é nesta segunda-feira, às 18 h, na Associação José Afonso em Lisboa (na rua de S. Bento 170, em frente à AR).

A exposição “O futuro era agora – nos 40 anos das greves contra a corrente (maio – setembro de 1974)" (ver evento no facebook), é inaugurada na próxima segunda-feira, dia 5 de maio, às 18 h, na Associação José Afonso, núcleo de Lisboa (na rua de S. Bento 170, em frente à Assembleia da República). É uma iniciativa da Cultra que realizará também dois colóquios sobre o tema.