Está aqui

Exposição: “Nos 40 anos das greves contra a corrente”

A exposição “O futuro era agora – nos 40 anos das greves contra a corrente (maio – setembro de 1974)", é inaugurada na próxima segunda-feira, dia 5 de maio, às 18 h, na Associação José Afonso, núcleo de Lisboa (na rua de S. Bento 170, em frente à Assembleia da República). É uma iniciativa da Cultra que realizará também dois colóquios sobre o tema.

A Cultra (cooperativa cultura trabalho e socialismo) tomou a iniciativa de lembrar o movimento grevista que se desencadeou após o 1º de Maio de 1974 e que se prolongou de maio até setembro de 1974. Movimento que foi muito polémico na altura e que marcou as conquistas de trabalhadores e trabalhadoras na Revolução de Abril.

Assim, na próxima segunda-feira, dia 5 de Maio, será inaugurada a exposição (ver evento no facebook) que será apresentada pelos historiadores Fernando Rosas e João Madeira.

A Cultra promoverá também a realização de dois colóquios, o primeiro a 31 de maio em Lisboa e o segundo a 13 de setembro na Cova da Piedade, no Museu da Cidade.

O primeiro colóquio terá como tema “O movimento operário e as greves contra a corrente maio/setembro de 1974” e nele intervirão Fernando Rosas, Francisco Bairrão Ruivo, Miguel Perez, João Madeira, Miguel Cardina, José Casimiro e José Carlos Valente.

O segundo colóquio terá como tema “O 12 de setembro de 1974 na Lisnave. As lutas nas empresas por quem as viveu”. Neste colóquio intervirão Carlos Santos, Mário Tomé, Eduardo Pires, Celso Ramos, José Carlos Valente, Vladimiro Guinot, José Alves, Manuel Monteiro e outros ativistas dessa época.

(...)