Artigos Opinião Esquerda | 8 de August

Um país que não respeita as suas diferentes gerações, não se respeita a si mesmo.

Artigo | 8 de August

Os autores do relatório "Lutar para vencer: o impacto no clima do movimento português anti-petróleo", do Climáximo, assinalam que o ativismo pode ser a forma mais eficaz para os cidadãos em termos de reduzir os seus impactos climáticos.

Artigo | 8 de August

Num requerimento enviado ao Ministério da Saúde, os bloquistas questionam o Governo sobre a falta de profissionais no atendimento da linha 112 e no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Artigo | 8 de August

Bloquistas consideram que “as escolas não tiveram tempo para se adaptarem” e que “o aperto de prazos parece ser um convite a que não corra bem”. O Bloco pediu apreciação parlamentar do decreto que é “um passo na direção certa” mas precisa de “alterações e melhoramentos”.

Event | 8 de August

A apresentação desta obra, com chancela das Edições Tinta da China, será efetuada por Miguel Cardina, Inês Nascimento Rodrigues e Vasco Martins (CES). Mais informações.
Nazaré, 43.ª Feira do Livro da Nazaré, Centro Cultural da Nazaré, 22h.

Event | 8 de August

Ver evento de facebook. Organização: Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), juntamente com a Associação CIOFF Portugal e a Fundação INATEL.
Lisboa, ISCTE-IUL – Auditório Afonso de Barros.

Event | 8 de August

Ver evento de facebook. Convocatória: Casa Fernando Pessoa e Hotclube de Portugal - Página Oficial.
Lisboa, Casa Fernando Pessoa - Rua Coelho da Rocha, 16, 19h.

Event | 8 de August

Ver evento de facebook. Convocatória: Bartô e Tributo 100 Anos de Samba.
Lisboa, Bartô - Costa do Castelo 7, 22h30.

Event | 8 de August

Organização: Comité Lula Livre Lisboa.
Lisboa, Praça Luís de Camões, 19h.

Event | 8 de August

Entre os/as oradores/as estarão presentes: LaDonna Tamakawastewin Allard, historiadora Lakota, foundadora do primeiro campo de resistência em Standing Rock, EUA, Waterman Rajendra Singh, conservacionista de água de renome mundial e director fundador de Tarun Bharat Sangh, India, Charles Eisenstein, orador, autor e defensor da economia da dádiva, EUA, Sabine Lichtenfels, activista pela paz, co-foundadora de Tamera. Ver evento de facebook.
Lisboa, Fábrica Braço de Prata - Rua da Fábrica de Material de Guerra, 1, 20h.

Artigo | 8 de August

A tendência de queda acentuada do desemprego em Portugal manteve-se no segundo trimestre do ano. Contudo, 22% do emprego em Portugal é precário, contra os 14% da média da União Europeia.

Artigo | 8 de August

Celso Cruzeiro, José Mário Branco e Fernando Oliveira Baptista são alguns dos convidados para o fórum de debates organizado anualmente pelo Bloco de Esquerda.

Artigo | 8 de August

Esta terça-feira, foi publicada em Diário da República a lei que concede o direito à autodeterminação da identidade de género e expressão de género e à proteção das características sexuais de cada pessoa

Artigo | 8 de August

O aumento extraordinário das pensões destina-se a pensionistas que recebem 643,35 euros ou menos, o que significa 1,59 milhões de pensionistas. Os dados são do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Seguraça Social.

Artigo | 8 de August

Os impostos e as taxas sobre a energia elétrica para consumo doméstico contribuem fortemente para que Portugal tenha a terceira eletricidade mais cara da União Europeia. Para o gás natural, contribuem os custos da rede. Os dados são da Eurostat, foram anunciados esta terça-feira e referem-se a 2017.

Artigo | 8 de August

Nesta entrevista dada à Democracy Now, Noam Chomsky reflete sobre as políticas de Trump. O Esquerda.net traduziu e publica aqui essa entrevista.

Artigo | 8 de August

Esta quarta-feira, o Senado da Argentina discute um projeto-lei que visa a despenalização do aborto. O assunto tem criado divisões acentuadas na sociedade argentina.