O povo saiu à rua para a maior manifestação em 50 anos de liberdade. Centenas de milhares de pessoas encheram as avenidas da Liberdade, em Lisboa, e dos Aliados, no Porto, para comemorar o cinquentenário da Revolução e para defender a democracia.

Vídeo Esquerda

Perto de metade dos estuários mundiais sofreram alterações provocadas pelos seres humanos. Nos últimos 35 anos estas perdas acentuaram-se. A maior parte na Ásia em países de elevado crescimento económico.

Artigo

Há sinais de que várias das vítimas foram sujeitas a torturas, enterradas vivas ou executadas com as mãos atadas, segundo a Defesa Civil Palestiniana. Entretanto, continuam os bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza. Rafah está a ser especialmente visada e a ofensiva terrestre contra esta cidade pode estar iminente.

Artigo

Nos últimos anos a empresa quebrou recordes de lucros mas os trabalhadores foram “condenados a uma brutal perda de poder de compra”, denuncia o sindicato.

Artigo

Federação Nacional dos Médicos leva dez pontos de negociação para a reunião com o Ministério da Saúde na sexta-feira. Bloco de Esquerda considera que a direção executiva do SNS agora demissionária “serviu de biombo para o Ministério se esconder e se escudar das responsabilidades de decisão política”.

Artigo

Fernando Rosas explica o papel desta prisão no Estado Novo, mostra como os presos resistiam e organizaram uma escola lá dentro, conta a sua experiência no pavilhão B e como a força popular abriu as portas da prisão há 50 anos. O historiador apela ainda a que todos estejam presentes no próximo sábado na abertura do museu nacional.

Artigo

A construção de uma verdadeira Europa de paz, tolerante e respeitadora dos direitos humanos só será possível com menos NATO e até com a sua dissolução, e não com a sua ampliação e reforço militarista.

Artigos Opinião Esquerda

Centenas de milhares de pessoas encheram as avenidas da Liberdade, em Lisboa, e dos Aliados, no Porto, para comemorar o cinquentenário da Revolução e para defender a democracia e a liberdade.

Artigo

O primeiro-ministro espanhol anunciou uma “reflexão” sobre a continuidade à frente do Governo após um juiz ter avançado com a investigação à sua mulher por denúncias de supostas ilegalidades apresentadas pela extrema-direita. Neste artigo, o politólogo e fundador do Podemos defende que a alternativa à saída de Sánchez seria a viragem à esquerda.

Artigo