Marcha contra a Privativação - Carris, Metro de Lisboa, Soflusa e Transtejo
Ver evento no facebook.
Lisboa, concentração no Cais do Sodré, 10h.

Semana da Liberdade AEFLUP
17h30, Debate "Europa: entre a crise a democracia por vir". Com a presença do ensaísta Sousa Dias, autor de "Žižek, Marx & Beckett — E a Democracia Por Vir" e "Lógica do Acontecimento - Introdução à Filosofia de Deleuze" e Manuel Loff (professor doutorado em História Contemporânea, professor na Faculdade de Letras da UP, cronista no jornal Público), no Anfiteatro Nobre.
19h30, Momento Cultural: Jantar-convívio com Vinhos e Petiscos, Oferta da Cooperativa, Esplanada da FLUP.
20h30, Música de Intervenção portuense, com o músico Rui David, Anfiteatro Nobre.
22h, CineCafé Edição Especial 'Futebol de Causas' - documentário sobre a Académica de Coimbra na luta estudantil anti-fascista, com a presença do realizador Ricardo Martins
, Anfiteatro Nobre.
Evento no facebook e cartaz.
Porto, AEFLUP.

Filme: “u omãi qe dava pulus”, um filme de João Pinto Nogueira, apresentado por Nuno Moura
Conversa "Os católicos e a luta armada" a seguir à sessão. Com : Joana Lopes (fundadora do blogue Brumas da Memória), Sara Ludovico (investigadora do Centro de História d'Aquém e Além Mar), SofiaFerreira (investigadora do Instituto de História Contemporânea). Ver cartaz.
Lisboa, Cinema Ideal, 19h.

Cinema – Alguns cortes: Censura II, e Alguns cortes: Censura III, de Manuel Mozos
Sessão apresentada por Manuel Mozos e Margarida Sousa. Mais informações.
Lisboa, Rua Barata Salgueiro, 39, 19h30.

40 anos do Provedor de Justiça
Inserido nas comemorações dos 41 anos da Revolução de 25 de Abril no Parlamento. Ver cartaz.
Lisboa, sala do Senado da Assembleia da República.

Apresentação Pública do relatório: “O aumento da pobreza e das desigualdades - Modelos sociais justos são necessários para a solução”
Ver convite.
Lisboa, Fórum Picoas, 11h.

Semana da Liberdade AEFLUP
12H30 no Bar: Projeção vídeo do telejornal do dia 25 de Abril de 1974 (arquivo RTP)
15H30 na Sala de Convívio do pólo de CC: Inauguração da Exposição de Fotografias do 25 de Abril, com a presença do autor Bruno Neves
17H30 na Biblioteca: Taça de Chá Ed. Especial 'Poesia Revolucionária - o antes e o depois de '74', com a presença do Prof. Pedro Eiras
Evento no facebook e cartaz.
Porto, AEFLUP.

Conversa “O Movimento Estudantil de 1974 a 1980”
Intervenções de Elísio Estanque (Sociólogo) e José Neves (Estudante em Coimbra - Antigo da República Ninho dos Matulões). Ver evento no facebook.
Coimbra, República Ninho dos Matulões (Rua Infanta D. Teresa, nº29B, 4º andar), 18h.

Artigo | 10 de April

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado apresentou a sua exposição “Génesis”, nesta quinta-feira, em Lisboa. A exposição estará patente na Cordoaria Nacional, até 2 de agosto.

Vídeo Esquerda | 10 de April

Vídeo sobre a violência policial da associação SOS Racismo: “Ninguém deve ser julgado pela cor da sua pele”.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de April

Face a um pré-aviso de greve que iria contribuir para que os trabalhadores do Metro e da Carris convergissem na mesma forma de luta, a Fectrans considerou que a decisão do Sitra de entregar um pré-aviso de motu proprio era um “ultimato” que não podia aceitar. Esta atitude revela um sectarismo doentio.

Event | 10 de April

Debate “Delegação de Competências na Educação: Sim ou Não?!”
Organização: FAPCA – Federação das Associações de Pais do Concelho da Amadora. Contará com a presença do deputado do Bloco Luís Fazenda.
Amadora, Auditório de Geografia da Escola Secundária da Amadora (Av. Alexandre Salles, Reboleira – Amadora), 21h15.

Artigo | 10 de April

A paralisação é contra a terceirização (outsourcing) – o projeto de lei aprovado pela Câmara de Deputados abre a possibilidade de as empresas poderem ter 100% dos trabalhadores em condições precárias - e é convocada pelas centrais sindicais CUT, CTB e Intersindical e pelos movimentos sociais MST e MTST. Por Najla Passos

Vídeo Esquerda | 10 de April

“Seremos capazes de passar às próximas gerações o legado que as gerações anteriores nos deixaram?”, questionou Catarina Martins. A porta-voz do Bloco denunciou que “pela primeira vez, há um quadro comunitário que não tem um tostão para o património cultural” e apresentou a proposta de um “programa de emergência para o património cultural, com recurso a fundos europeus para o seu financiamento”.

Artigo | 10 de April

Os trabalhadores da Carris realizam nesta sexta-feira uma greve contra a concessão da empresa a privados. A Fectrans aponta adesão de 80%, o Sitra de 70% e a própria empresa reconhece que só 30% dos autocarros circulam. Nas próximas semanas, realizam-se novas lutas dos trabalhadores dos transportes, envolvendo Carris, Metro de Lisboa, Transtejo, Soflusa, STCP, CP e Refer.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de April

25 de abril de 2014. Cravo ao peito, pressa no andar, mas apenas uma tímida sombra de esperança de que algo poderia mudar, que alguma vez o povo voltaria a unir-se para se reclamar e se conquistar.

Artigo | 10 de April

A partir do momento em que se soube que Lubitz, o copiloto responsável pela queda do avião da Germanwings, tinha informado sobre o seu caso de depressão severa em 2009 abriu-se um novo capítulo nesta tragédia. As políticas de contenção salarial terão tido prioridade sobre as práticas de controlo e supervisão dos pilotos da companhia? Por Alejandro Nadal