You are here

Pesquisar

Artigo | 26 de July

A troika e o governo que lhe está submetido em Atenas decidiram um acréscimo de 11600 milhões de euros de cortes orçamentais em salários e saúde pública a aplicar durante os anos de 2013 e 2014.

Artigo | 26 de July

Em 2010, os trabalhadores da refinaria de Matosinhos da Petrogal fizeram 3 dias de greve e a empresa não lhes pagou 10 dias, argumentando que “os efeitos da greve se prolongaram para além do período da mesma”. O Tribunal de Matosinhos condenou a empresa a pagar sete dias de salário e multou-a em 15.300 euros.

Artigo | 26 de July

A Fectrans/CGTP anunciou que os trabalhadores dos STCP farão nesta sexta feira uma greve de 24 horas contra a entrega de carreiras a privados, a redução de autocarros e de postos de trabalho e a perda de direitos. Trabalhadores dos transportes concentrar-se-ão às 10 horas na Praça da República no Porto.

Artigo | 26 de July

Em resposta ao Bloco de Esquerda, o Ministério do Ambiente diz que no dia 29 de novembro de 2011 foi recusada a entrada de um camião no Cirver Sisav em virtude dos níveis de radioatividade registados e que os mesmos resíduos entraram no dia seguinte no Cirver Ecodeal, não se tendo registado qualquer nível de radiação. O Bloco exige transparência e que as regras e normas ambientais sejam respeitadas e cumpridas.

Artigo | 26 de July

Nesta quinta feira, a PSP cercou e ocupou o bairro de Santa Filomena e estão a ser demolidas as casas de famílias que não têm alternativa de habitação. A demolição é imposta pela Câmara da Amadora, presidida por Joaquim Raposo e de maioria PS. Segundo o Coletivo Habita, estão em risco de ficar sem habitação 280 pessoas, das quais 104 são crianças. O Bloco de Esquerda acusou a câmara de “insensibilidade” e de tentar “passar a perna à justiça”.

Artigos dossier | 26 de July

O sistema financeiro encobriu desde 2005 um crime de manipulação de mercado que afetou milhões de pessoas. Para lucrarem mais e aparentarem boa saúde financeira, os bancos puxaram artificialmente as taxas de juro de referência para cima e para baixo. Muitos sabiam da manobra, mas ninguém esteve interessado em travá-la. Dossier organizado por Luís Branco.

Artigo | 26 de July

Agora foi na jugular. O cunhado do presidente, o ministro da Defesa, uma bomba de destruição massiva colocada perto, ou talvez dentro dos quartéis militares encabeçados pelo irmão do presidente. Os assassinatos levam tempo, mas este foi de escala épica, para se colocar ao mesmo nível do banho de sangue que ocorre em toda a Síria. Por Robert Fisk

Artigo | 26 de July

Alexandre Soares dos Santos, o dono dos supermercados Pingo Doce, tornou-se o homem mais rico de Portugal, ultrapassando Américo Amorim. No último ano, Soares dos Santos destacou-se pelo seu apoio fervoroso à troika, pela fuga aos impostos e pelo desrespeito a trabalhadores e produtores.

Artigo | 26 de July

Governo quer cortar mais 15 milhões de euros no financiamento ao ensino superior, reduzindo em 2% a dotação para 2012-2013. Presidente do Conselho de Reitores diz que o corte pode pôr em causa a rede pública do setor e o reitor da Universidade do Minho alerta que, com a redução à Fundação para a Computação Científica Nacional, o corte poderá ser superior a 4%.

Artigo | 26 de July

Cientistas chegaram a duvidar da veracidade das imagens de satélites que mostram que uma enorme parte da camada de gelo da ilha desapareceu em apenas quatro dias, um fenómeno nunca antes visto. Artigo de Fabiano Ávila publicado em Instituto CarbonoBrasil.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de July

Num momento em que tantas espécies marinhas enfrentam a extinção e em que mafias usam os oceanos como lixeiras, os/as marinheiros/as que patrulham os mares e combatem os crimes ambientais são heróis.

Artigo | 26 de July

A economia britânica caiu 0,7% entre abril e junho. É o terceiro trimestre consecutivo de Produto Interno Bruto negativo, e a segunda recessão em três anos. A recessão intensifica a pressão política sobre o governo, às vésperas da abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Londres, marcada para esta sexta-feira. Artigo de Marcelo Justo, direto de Londres.