Portugal acaba por se tornar o destino dos exilados brasileiros que tinham encontrado refúgio na Argentina após o golpe no Chile. Guerras da independência dos povos africanos também influenciaram as lutas da esquerda no Brasil.

Artigo

Em nenhum passo das declarações dos BRICS encontramos uma crítica ao sistema capitalista, às suas relações de propriedade, à exploração dos povos e da Natureza porque estes países adotaram o sistema capitalista. Estamos muito longe da construção da nova arquitetura internacional de que os povos necessitam.

Artigo

Desde que tomou o poder, o primeiro-ministro indiano atacou a democracia ao ponto de o país ser hoje considerado uma “autocracia eleitoral” devido ao financiamento eleitoral desequilibrado, à perseguição pública de opositores, a meios de comunicação social enviesados e à erosão do controlo eleitoral independente.

Artigo

Soube esta semana que tinha sido fundado em 2021 “O Movimento Acção Ética”. E, deste movimento da direita conservadora, destaco dois nomes: Paulo Otero e Bagão Félix, dois dos coordenadores do livro “Identidade e Família” do qual toda a gente tem ouvido falar nestes dias.

Artigos Opinião Esquerda

O povo saiu à rua para a maior manifestação em 50 anos de liberdade. Centenas de milhares de pessoas encheram as avenidas da Liberdade, em Lisboa, e dos Aliados, no Porto, para comemorar o cinquentenário da Revolução e para defender a democracia.

Vídeo Esquerda

Perto de metade dos estuários mundiais sofreram alterações provocadas pelos seres humanos. Nos últimos 35 anos estas perdas acentuaram-se. A maior parte na Ásia em países de elevado crescimento económico.

Artigo

Há sinais de que várias das vítimas foram sujeitas a torturas, enterradas vivas ou executadas com as mãos atadas, segundo a Defesa Civil Palestiniana. Entretanto, continuam os bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza. Rafah está a ser especialmente visada e a ofensiva terrestre contra esta cidade pode estar iminente.

Artigo

Nos últimos anos a empresa quebrou recordes de lucros mas os trabalhadores foram “condenados a uma brutal perda de poder de compra”, denuncia o sindicato.

Artigo

Federação Nacional dos Médicos leva dez pontos de negociação para a reunião com o Ministério da Saúde na sexta-feira. Bloco de Esquerda considera que a direção executiva do SNS agora demissionária “serviu de biombo para o Ministério se esconder e se escudar das responsabilidades de decisão política”.

Artigo

Fernando Rosas explica o papel desta prisão no Estado Novo, mostra como os presos resistiam e organizaram uma escola lá dentro, conta a sua experiência no pavilhão B e como a força popular abriu as portas da prisão há 50 anos. O historiador apela ainda a que todos estejam presentes no próximo sábado na abertura do museu nacional.