You are here

Turquia coloca forças militares no Qatar para defesa "contra inimigos comuns"

A aliança militar entre os dois países data de 2015, quando a Turquia instalou uma base militar no Qatar com 3 mil tropas permanentes. Ambos os países apoiam a Irmandade Muçulmana no Egito, e rebeldes na Síria. 
Caça F-16 da Turquia, por Tarik Tinazay, EPA/Lusa.
Caça F-16 da Turquia, por Tarik Tinazay, EPA/Lusa.

O parlamento da Turquia irá aprovar esta quarta-feira uma lei relativa ao destacamento de tropas a serem colocadas no Qatar. A urgência da iniciativa surge declaradamente como resposta ao isolamento diplomático e comecial do Qatar, com quem a Turquia mantém relações privilegiadas.

Bahrein, Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Iémen, Ilhas Maldivas e o governo líbio estabelecido na cidade de Al-Bayda cortaram relações com o Qatar na passada segunda-feira, numa iniciativa inesperada que aumentou as tensões e despertou cenários de possível intervenção militar no país.

Em dezembro de 2015, a Turquia anunciou, de forma igualmente inesperada, a abertura de uma base militar no Qatar com 3 mil tropas, cristalizando uma parceria estratégica através da qual a Turquia pretendia aumentar a sua influência no médio oriente. Em janeiro de 2016, a Turquia anunciou outra base militar na Somália.

A base militar no Qatar foi apresentada como uma aliança “contra inimigos comuns”, incluindo uma promessa de Ankara para proteger o Qatar de qualquer ataque externo. As relações estreitas entre os dois países existem desde pelo menos 2007, quando Ankara e Doha assinaram um acordo de cooperação na indústria militar e, em 2012, assinaram um acordo de treino militar entre as forças dos dois países.

A proximidade entre os dois países também se traduz numa proximidade política, expressa através do apoio que ambos proporcionam à Irmandade Muçulmana no Egito, bem como a grupos de rebeldes que combatem o regime de Assad na Síria.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)