Precários Inflexíveis em ação de protesto num Pingo Doce em Lisboa

Um conjunto de ativistas da Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis realizou uma ação de protesto numa loja do Pingo Doce em Lisboa (ver vídeo), nesta manhã da Greve Geral, para denunciar “a estratégia de exploração” no grupo de Soares dos Santos.

19 de novembro 2012 - 18:08

No comunicado de imprensa, a Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis explica que esta ação “foi uma denúncia da estratégia de exploração no grupo de Soares dos Santos, o homem mais rico de Portugal, cuja riqueza é gerada com o trabalho de milhares de trabalhadores com baixos salários, ritmos de trabalho intenso e o desrespeito dos seus direitos”.

A exploração é “a regra no Pingo Doce” e os trabalhadores não aceitam mais que Soares dos Santos “possa viver acima da dignidade e possibilidades” de quem trabalha, dizem.

Os e as ativistas dos Precários Inflexíveis abriram uma faixa e distribuíram panfletos de apoio à greve no interior da loja. O vídeo da ação pode ser visto aqui.

Foi ainda lida uma mensagem, que acusa Alexandre Soares dos Santos de ser “um dos responsáveis pela pobreza e pela situação de miséria” do país:

“Soares dos Santos é uma afronta a todos os trabalhadores e aos direitos no trabalho. Abriu lojas no 1º de Maio e fez promoções de 50% que humilham quem trabalha e tem dificuldades. Fugiu com a sede da empresa para Holanda para não pagar impostos cá, não merece qualquer respeito”.

Os precários lembram que também nos supermercados Biedronka, uma cadeia do grupo a operar na Polónia (país que se junta esta quarta-feira ao protesto europeu), Soares dos Santos é conhecido “pelo atropelamento aos direitos e leis do trabalho”.

No final do vídeo da ação, o grupo de ativistas encontra-se já em frente aos Armazéns do Chiado, denunciando atropelos ao direito a fazer greve em lojas deste estabelecimento, onde trabalhadores foram ameaçados de despedimento.

A Associação de Combate à Precariedade, que desde cedo esteve presente nas ações da Greve Geral, informa ainda que continuará na rua neste dia de protesto internacional, integrando as manifestações em Lisboa e no Porto.

No comunicado de imprensa, os Precários Inflexíveis afirmam que “estão com todas as mobilizações que hoje juntam precários, desempregados, o conjunto dos trabalhadores e da população, em Portugal e em vários países da Europa, respondendo à austeridade e exigindo o direito a ter um futuro”.

Termos relacionados: