Discografía de Violeta Parra

07 de outubro 2017 - 20:47
PARTILHAR
Dada a extensa produção artística de Violeta Parra apresentamos apenas albúns gravados em estúdio e editados em vida da autora
Dada a extensa produção artística de Violeta Parra apresentamos apenas albúns gravados em estúdio e editados em vida da autora

Dada a extensa produção artística de Violeta Parra apresentamos apenas albúns gravados em estúdio e editados em vida da autora: Cantos de Chile, El folklore de Chile, Violeta Parra en Argentina, Los Parra de Chile, Recordando a Chile, Las últimas composiciones.

Cantos de Chile (1956) foi o primeiro álbum que Violeta Parra editou.

Foi composto por gravações realizadas em París durante a primera visita de Violeta. Trata-se de uma compilação de música folclórica do Chile que Violeta escolheu para mostrar o amplo panorama musical chileno à Europa.

 

 

El folklore de Chile (vol. I – Violeta Parra, canto y guitarra - 1957, vol. II – Violeta Parra acompañándose en guitarra - 1958, vol. III – La cueca presentada por Violeta Parra - 1958, vol. IV – La tonada presentada por Violeta Parra - 1958, vol. VIII – Toda Violeta Parra – 1960) Tratam-se de cinco albúns de uma coleção maior que tem como objectivo familiarizar o público chileno com os ritmos tradicionais e autênticos das zonas rurais chilenas.

 

 

 

A Cueca é considerada a dança nacional do Chile, assim oficialmente designada a 18 de setembro de 1979. A dança representa a conquista e o desejo amoroso de uma mulher por um homem, e está presente no oeste da américa do sul desde a Bolívia até a Argentina e a Colômbia, tendo suas variações de acordo com a região e a época.

Nos anos 20 do século XX, a Tonada entrou nos espaços de música de concertos e fazia parte do repertório dos vários grupos de música popular da cidade, produzindo uma certa mobilidade musical do campo para a cidade. Anos depois era interpretada por vários autores da Nueva Canción Chilena, e em especial Violeta Parra que compilou estas músicas do repretório popular das zonas de Santiago e Lautaro.

 

 

 

Violeta Parra en Argentina (1961) como indica foi gravado na Argentina e teve de ser editado porque a canção "Porque los pobres no tienen" foi censurada devido ao seu conteúdo político. Apresentamos essa canção pela voz dos filhos de Violeta Parra.

 

 

Los Parra de Chile (1962) é o segundo albúm de estúdio dos filhos de Violeta Parra, enquanto duo de cantautores chilenos Isabel e Ángel Parra.

 

Recordando a Chile (1965) é um álbum de compilação de temas cantados nas viagens pela Europa.

 

 

La Carpa de La Reina (1965) é um álbum colectivo de Violeta Parra, em conjunto con algums intérpretes convidados do seu centro de arte popular em Santiago do Chile.

 

Las últimas composiciones (1966) é o último album gravado e editado por Violeta Parra.Contém a maioria das suas canções clássicas e foi considerados por muitos como o melhor disco chileno de todos os tempos.

 

 

 

Termos relacionados: