Conferencistas estrangeiras no Congresso

25 de junho 2008 - 0:00
PARTILHAR

Cinco convidadas estrangeiras participarão no Congresso Feminista 2008: Sónia Alvarez, Maria Xosé Agra Romero, Miriam Pillar Grossi, Alcilene Cavalcante e Miriam Nobre. As convidadas são de diferentes correntes do feminismo, garantindo "uma visão do feminismo como uma corrente plural", segundo declarou Manuela Tavares ao jornal Público.



Manuela Tavares disse ainda ao jornal que o objectivo dos convites é: "tornar visível o trabalho produzido em países como o Brasil ou a Espanha, que muitas vezes fica ocultado pelas "grandes" produções teóricas anglo-saxónicas ou francófonas".



Sónia Alvarez é investigadora e professora na Universidade da Califórnia nos Estados Unidos e participará na Conferência de abertura, que tem lugar Quinta-Feira, entre as 11h e as 13h na F. C. Gulbenkian.



Maria Xosé Agra Romero, professora de Filosofia Moral e Política na Universidade de Santiago de Compostela, e Miriam Pillar Grossi, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, participarão na Conferência de encerramento, que decorrerá no Sábado, a partir das 15h na Faculdade de Belas Artes.



Alcilene Cavalcante, brasileira, doutorada em Literatura e membro do movimento Católicas pelo Direito de Decidir, intervirá no debate "Feminismos e religião" na Sexta-feira 27 de Junho (9h-11h), apresentando a comunicação "Nas artérias da cultura: a condenação do conceito de género difundido pela Igreja Católica".



Miriam Nobre, brasileira, coordenadora do Secretariado Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, apresentará a comunicação "Feminismos e Movimentos Sociais", na Sexta-feira 27 de Junho (9h-11h) no debate "Feminismos, Movimentos Sociais e Políticas Públicas".

Termos relacionados: