Está aqui

Valério Arcary

Historiador e professor universitário em São Paulo, Brasil. Dirigente do PSOL.

Artigos do Autor(a)

7 de Outubro, 2021 - 21:04h

As análises não devem ser nem otimistas, nem pessimistas. O método do marxismo é o realismo revolucionário. Somos a maioria social, mas a presença nos Atos permanece estagnada. Chegámos ao limite?

19 de Novembro, 2020 - 19:00h

Nestas eleições municipais, Bolsonaro não conseguiu erguer a Aliança pelo Brasil. Não foi moído, esmagado, mas sofreu uma derrota eleitoral. A extrema-direita não foi além de 10% em média nas grandes cidades, com poucas exceções. Análise de Valério Arcary.

11 de Setembro, 2020 - 14:04h

A pandemia prossegue a mortandade, um quinto da população ativa está desempregada, Amazónia é incendiada criminosamente, mas Bolsonaro se aguenta no governo com um auxílio de emergência aos mais pobres. Neste artigo, Valerio Arcary discute como se chegou até aqui e o que a esquerda pode fazer para dar a volta por cima.

2 de Dezembro, 2018 - 10:27h

Um governo de extrema direita com elementos neofascistas tomará posse em janeiro. Bolsonaro já disse ao que veio. Já declarou que pretende ilegalizar o MST e o MTST. Advertiu as direções do PT e Psol e, pelo nome, avisou que o primeiro alvo será Guilherme Boulos. Merece ser levado a sério. Por Valério Arcary.

30 de Agosto, 2018 - 13:17h

A resposta ao enunciado da pergunta do título é complicada, porém, inescapável. É complicada porque respostas simples, seja o sim ou o não, são insatisfatórias.

29 de Abril, 2012 - 19:04h

Neste 25 de abril sombrio e chuvoso em São Paulo, fui fazer uma palestra sobre a revolução portuguesa. Levei Miguel comigo, para que não me faltassem as forças.

28 de Abril, 2012 - 12:26h

Neste 25 de abril sombrio e chuvoso em São Paulo, fui fazer uma palestra sobre a revolução portuguesa. Levei Miguel comigo, para que não me faltassem as forças.