Está aqui

Pedro Miguel Cardoso

Investigador e formador

Artigos do Autor(a)

22 de Março, 2022 - 21:32h

Este mês, foi noticiado que Pedro Sánchez enviou uma carta ao rei de Marrocos, onde declara aceitar o controlo marroquino sobre o território e destino do povo saarauí. Uma tomada de posição lamentável, quebrando mal a neutralidade espanhola que tinha sido anteriormente assumida.

26 de Janeiro, 2022 - 22:37h

Contrariamente ao que alguns dizem, o problema não é o socialismo, o problema foi precisamente terem colocado o socialismo na gaveta! E de estarmos num projeto europeu neoliberal que limita severamente a democracia e retirou aos Estados importantes instrumentos de política.

29 de Outubro, 2021 - 12:56h

O rumo seguido pela economia global é social e ecologicamente insustentável e a expropriação das grandes fortunas são medidas não apenas justas - moral, económica e politicamente - mas também imperativas.

30 de Julho, 2021 - 11:00h

Neste ensaio procuraremos caracterizar o que é o capitalismo e apresentar diferentes posicionamentos em resposta à questão de saber se ele pode ser compatível com a sustentabilidade ecológica do planeta. Por Pedro Miguel Cardoso

14 de Janeiro, 2021 - 22:20h

Apresento aqui o que intitulo de anti-glossário, que é o oposto de um glossário: são conceitos ou expressões muito usadas, que muita gente conhece, mas que são desadequadas, de significado manipulador.

31 de Outubro, 2020 - 14:30h

Já muitas vozes levantaram a questão, como o escritor Almeida Garrett no século XIX, sobre quantos pobres são necessários para fazer um rico. É menos comum aplicar esta abordagem ao sistema internacional: quantos países pobres são necessários para fazer um país rico?

5 de Outubro, 2020 - 23:05h

As alterações climáticas e outros problemas poderão, nas próximas décadas, fazer alastrar ainda mais a fome. São necessárias mudanças sistémicas para transformar o paradigma alimentar atual.

19 de Setembro, 2020 - 13:08h

Os problemas mentais não são apenas problemas individuais, são problemas da comunidade. Urge um novo diálogo entre a Psicologia e disciplinas das ciências sociais como a Economia e a Política.

10 de Fevereiro, 2020 - 16:40h

Mesmo com crescimento económico os trabalhadores empobrecem. A repartição do rendimento nacional vai provavelmente continuar na sua tendência de agravamento em favor do capital em detrimento do trabalho.

15 de Dezembro, 2019 - 12:53h

Esperar por milagres tecnológicos não é a postura mais realista e precavida. Este é um desafio que requer solidariedade, cooperação e respostas coletivas.

Páginas