Está aqui

Catherine Samary

Investigadora e professora na universidade Paris-Dauphine (aposentada).

Artigos do Autor(a)

13 de Junho, 2023 - 18:05h

As prioridades geopolíticas dos Estados Unidos e da UE obrigam-os a criticar as iniciativas dos dirigentes albaneses do Kosovo, que estão a provocar tumultos nos municípios de maioria sérvia, em confronto com o destacamento de forças da NATO. Por Catherine Samary.

30 de Outubro, 2022 - 16:46h

Catherine Samary tem acompanhado a situação ucraniana. Encontrou-se com a esquerda deste país na conferência do Movimento Social e explica-nos o que este é, o que defende e como se posiciona face à guerra.

1 de Novembro, 2021 - 10:49h

O filme “Quo Vadis, Aida?”, da realizadora Jasmila Žbanić, obteve vários reconhecimentos internacionais. A força e o propósito do filme consiste em denunciar o que foi um crime contra a humanidade numa zona de segurança da ONU. Por Catherine Samary

11 de Julho, 2020 - 10:00h

Neste artigo de 2015, que agora republicamos, Catherine Samary aborda "a homenagem às vítimas de Srebrenica, o pleno respeito da sua memória impõe que não se atenue a condenação do que remete certamente para crimes de guerra e contra a humanidade, mas requer também que se lhe dê um sentido político".

21 de Julho, 2015 - 22:47h

A homenagem às vítimas de Srebrenica, o pleno respeito da sua memória impõe que não se atenue a condenação do que remete certamente para crimes de guerra e contra a humanidade, mas requer também que se lhe dê um sentido político. Por Catherine Samary

18 de Fevereiro, 2015 - 16:27h

O frágil cessar-fogo de setembro de 2014 foi enterrado este mês de janeiro. Serão as ofensivas no Donbass o prelúdio de uma guerra total ou da renegociação de um acordo bastardo? Por Catherine Samary

11 de Setembro, 2014 - 10:38h

Contrariamente aos argumentos dos que apoiam a Rússia contra o “campo imperialista”, a política de Moscovo não faz mais que reforçar o pedido da Ucrânia de adesão à NATO. Por Catherine Samary.

20 de Abril, 2014 - 12:54h

As eleições presidenciais de 25 de maio não vão estabilizar o país. É preciso que a população de todas as regiões se pronuncie sobre as principais opções e determine os seus direitos sociais e nacionais sobre a base da independência do país. Por Catherine Samary.

7 de Abril, 2014 - 23:36h

A Rússia aumenta os preços do gás; o FMI oferece uma “ajuda” acompanhada de exigências socialmente insustentáveis. A população irá pagar o preço desta rivalidade, a menos que se levante de novo. Por Catherine Samary.

30 de Março, 2014 - 14:48h

Por trás das suas gesticulações, são visíveis os apuros das potências ocidentais. E, apesar de um referendo ganho de antemão na Crimeia, a Ucrânia pode permanecer unida, mas com que condições? Artigo de Catherine Samary.
 

Páginas