Em Maio, os “indignados” de Espanha apelaram à realização de iniciativas em todo o mundo por uma “democracia verdadeira, num protesto global, não violento”.
“Unidos em uma só voz”, os movimentos que se estão a formar na América, Ásia, África e Europa, pretendem demonstrar “aos políticos, e às elites financeiras a quem eles servem, que agora somos nós, as pessoas, quem decidirá o nosso futuro”.
Segundo o site internacional do 15 de Outubro, já estarão agendadas mais de 400 iniciativas em mais de 45 países. Em Portugal, Lisboa, Porto, Angra do Heroísmo, Braga, Coimbra, Faro e Évora também já aderiram aos protestos.
Em Bruxelas, activistas provenientes de Espanha, Itália e França, aos quais se juntarão, esta semana, activista alemães, ingleses e holandeses, estão a organizar acções de sensibilização e mobilização para o 15 de Outubro.
A realização de manifestações em Nova Iorque, sob o lema “Occupy Wall Street”, tem contribuído para a dinamização do movimento dos “indignados” em todo o mundo.
Iniciativas marcadas para Portugal:
Lisboa
Manifestação, concentração no Marquês de Pombal, 15h
Assembleia popular, São Bento - Assembleia da República, 19h. Ver cartaz.
Coimbra – Praça da República, 15h. Ver evento no facebook.
Porto – Batalha, 15h. Ver evento no facebook.
Braga – Avenida Central, 15h. Ver evento no facebook.
Évora – Praça do Sertório, 15h. Ver evento no facebook.
Faro – Jardim Manuel Bivar, 15h. Ver evento no facebook.
Angra do Heroísmo – Praça Velha, 14h. Ver evento no facebook.