"Da América à Ásia, de África à Europa, as pessoas estão a erguer-se para lutar pelos seus direitos e pedir uma autêntica democracia. Agora chegou o momento de nos unirmos num protesto não violento à escala global", diz o Manifesto internacional que convoca o evento.
Em Lisboa, a manifestação está marcada para as 15h no Marquês de Pombal e vai contar com a presença dos cantores Jorge Palma e José Mário Branco e dos escritores José Luís Peixoto e Hélia Correia, disse à agência Lusa uma das promotoras do protesto.
Entretanto, o movimento Occupy Wall Street teve uma sexta-feira agitada. Ante a ameaça do mayor Bloomberg e dos proprietários da praça onde estão reunidos de retirá-los dali, mais de 3000 pessoas apareceram às primeiras horas da madrugada para defender a ocupação.
"A Brookefield Properties [empresa dona da Liberty Plaza] é o 1%. Eles investiram 24 mil milhões de dólares em títulos garantidos por hipotecas, por isso é que numa altura em que milhões enfrentam execuções e despejos por causa dos empréstimos predatórios e do rebentamento da bolha imobiliária criada por Wall Street, não admira que ameacem despejar a ocupação de Wall Street", disse Patrick Burner, citado no site occupywallst.org.
Nalgumas ruas do bairro financeiro de Nova Iorque, a polícia prendeu ao todo 14 pessoas durante a manhã, algumas na sequência de um atropelamento por parte de um polícia de moto sobre um manifestante, que causou indignação entre as pessoas que assistiram.
15 Outubro:
Lisboa
Manifestação, concentração no Marquês de Pombal, 15h
Assembleia popular, São Bento - Assembleia da República, 19h
Coimbra – Praça da República, 15h. Ver evento no facebook.
Porto – Batalha, 15h. Ver evento no facebook.
Braga – Avenida Central, 15h. Ver evento no facebook.
Évora – Praça do Sertório, 15h. Ver evento no facebook.
Faro – Jardim Manuel Bivar, 15h. Ver evento no facebook.
Angra do Heroísmo – Praça Velha, 14h. Ver evento no facebook.