Está aqui

"Há uma esquerda europeia pronta para a luta!" (vídeo)

Francisco Louçã encerrou o comício internacional "Vencer a troika" com críticas a Angela Merkel, que a "cada dia que passa é mais violenta e mais arrogante", e prometendo-lhe uma resposta pela Europa nas ruas de Lisboa no dia 12.

"Há uma esquerda europeia pronta para a luta!"

política: 
VIII Convenção
(...)

Neste dossier:

VIII Convenção do Bloco

Neste dossier, republicamos as notícias e vídeos do esquerda.net sobre a VIII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda, incluindo as referentes ao comício internacional que juntou em Lisboa partidos da esquerda europeia unidos contra a austeridade.

"Ou vencemos a troika ou ela derrota o país"

Intervenção de Catarina Martins no encerramento da VIII Convenção do Bloco.

"Temos a urgência de defender o país deste Governo"

Intervenção de João Semedo no encerramento da VIII Convenção do Bloco.

“Primeira prioridade do Bloco de Esquerda é demitir este governo”

No encerramento da VIII Convenção do Bloco, este domingo, Catarina Martins defendeu como “primeira prioridade” a demissão do Governo e que a troika “é o inimigo a vencer”. Marcando o tempo da renovação, João Semedo evocou os quatro fundadores do Bloco, afirmando que “é preciso continuar sempre”. (Ver vídeos)

Mesa Nacional e Comissão de Direitos eleitas na VIII Convenção

A VIII Convenção Nacional do Bloco aprovou a moção A com 348 votos (80,3% dos votantes), tendo a moção B obtido 74 votos, existindo ainda 11 abstenções. Nas eleições para a mesa nacional a lista da moção A elegeu 61 membros e a lista B 19. Para a comissão de direitos a A obteve 5 mandatos e a B 2. João Semedo e Catarina Martins são os dois novos coordenadores da comissão política do Bloco de Esquerda.

“Um Governo de Esquerda, uma solução para levantar Portugal”

“Lutamos intransigentemente para demitir Passos Coelho e Paulo Portas, o povo não aguenta mais”, afirmou Francisco Louçã no discurso de abertura da VIII Convenção do Bloco de Esquerda, defendendo que o Bloco é “um partido de protesto e de solução” e que um Governo de Esquerda é a resposta à maior crise desde o 25 de Abril. Louçã disse ainda que “hoje não há despedidas”, referindo o fim do seu mandato – “Aqui estou, aqui estamos, vamos fazer o nosso tempo”.

“Um Governo de Esquerda, uma solução para levantar Portugal” (vídeo)

“Lutamos intransigentemente para demitir Passos Coelho e Paulo Portas, o povo não aguenta mais”, afirmou Francisco Louçã no discurso de abertura da VIII Convenção do Bloco de Esquerda.

Rostos da Convenção

A Convenção do Bloco de Esquerda é feita por homens e mulheres, jovens e menos jovens, vindos de Norte a Sul do país e dos arquipélagos, com experiências políticas e opiniões variadas. O Esquerda.net andou pela convenção a fazer perguntas e a tirar fotografias. (Atualizado em 12/11 às 14h)

Apresentação das moções em debate na VIII Convenção do Bloco

No início da tarde deste sábado, teve lugar a apresentação das moções políticas que se encontram em fase discussão na VIII Convenção do Bloco de Esquerda. Pela Moção A, Pedro Filipe Soares, afirmou que “esta é a hora, a hora do Governo de Esquerda”. “O nosso adversário é a troika e a direita, a linha de demarcação é o memorando”, afirmou João Madeira, pela Moção B.

"Vamos receber Angela Merkel como ela merece!"

A eurodeputada Marisa Matias interveio no comício internacional "Vencer a troika", garantindo que os contribuintes alemães são quem mais tem a perder com os empréstimos da troika a troco de austeridade para o Sul da Europa.

João Semedo e João Madeira encabeçam listas à Mesa Nacional do Bloco

O médico João Semedo e a atriz Catarina Martins são os primeiros nomes da lista A. O historiador João Madeira e a funcionária pública Helena Figueiredo são os primeiros nomes da lista B. Conheça os seus perfis.

Há uma Esquerda na Europa!

No comício internacionalista que antecedeu a VIII convenção do Bloco de Esquerda, representantes de partidos da Alemanha, França, Grécia, Espanha e Portugal reuniram-se para mostrar que a solidariedade não é uma palavra vã e que a esquerda europeia é a da luta e da alternativa.

"Há uma esquerda europeia pronta para a luta!" (vídeo)

Francisco Louçã encerrou o comício internacional "Vencer a troika" com críticas a Angela Merkel, que a "cada dia que passa é mais violenta e mais arrogante", e prometendo-lhe uma resposta pela Europa nas ruas de Lisboa no dia 12.

"Na Grécia como em Portugal, os povos vencerão!"

Mensagem de Alexis Tsipras, líder do Syriza grego, ao Comício Internacional "Vencer a Troika", organizado pelo Bloco e o GUE/NGL em Lisboa.

VIII Convenção do Bloco de Esquerda

Começa neste sábado às 11 horas a VIII Convenção do Bloco de Esquerda, no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso - Areeiro, em Lisboa, sob o lema “Vencer a troika”. A convenção decorrerá durante sábado e domingo, realizando-se a sessão de encerramento às 12.30 horas de domingo. Esquerda.net transmitirá em direto a abertura (11.15h) e a apresentação das moções (15h) no sábado e o encerramento no domingo (a partir das 11.30h).

Debate entre moções à Convenção do Bloco

A VIII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda realiza-se a 10 e 11 de novembro em Lisboa. O esquerda.net produziu o debate entre João Semedo (moção A) e Daniel Oliveira (moção B).