Está aqui

Salvar o Clima - Parar o Petróleo

Protesto de populações locais - Foto de Município de Leiria/Facebook

PS e direita chumbam fim de contratos de exploração de petróleo

Julho 4, 2020

PS mais PSD, CDS e Chega votaram contra e chumbaram o projeto de resolução, apresentado pelo Bloco de Esquerda no parlamento, para cancelar os contratos de prospeção e produção de petróleo e gás nas áreas designadas de Pombal e Batalha.

Foto de Rodrigo Antunes, Lusa.

Bloco quer ver cancelados contratos de petróleo em Pombal e Batalha

Fevereiro 4, 2020

Bloquistas apresentaram uma proposta para suspender imediatamente os processos para a prospeção e extração de hidrocarbonetos em Pombal e Batalha, contribuindo assim para o combate às alterações climáticas e a sustentabilidade social, económica e ambiental da região Centro e das suas populações.

População de Bajouca, em Leiria, protesta contra prospeção de gás

População de Bajouca, em Leiria, protesta contra prospeção de gás

Janeiro 27, 2020

Quase 500 pessoas manifestaram-se contra a prospeção de gás na freguesia de Leiria. Os manifestantes exigem o fim das concessões de direito de prospeção assinadas em 2015 com a Australis.

Vídeo da ação do Camp-in-Gás, na Bajouca

Julho 23, 2019

Vídeo da ação de desobediência civil em massa do Camp in Gás, na Bajouca, no passado sábado.

Manifestação contra a exploração de gás na Bajouca - Foto Mídia Ninja

Centenas de pessoas protestaram contra a exploração de gás na Bajouca

Julho 20, 2019

Mais de quatrocentos pessoas manifestaram-se pela justiça climática e contra a prospeção e exploração de gás na Bajouca, concelho de Leiria. Alguns dos manifestantes invadiram o terreno concessionado à Australis, plantaram dezenas de árvores e vincaram que não vai haver furo.

Protesto junto ao Ministério da Agricultura, 18 de abril de 2019. Foto Climáximo.

Extinction Rebellion: mais ações no Ministério da Agricultura e refinaria de Matosinhos

Abril 18, 2019

Grupo ambientalista Climáximo realizou mais ações de protesto associadas à semana de iniciativas por todo o mundo convocada pelo movimento Extinction Rebellion. Ministério da Agricultura e refinaria de Matosinhos foram os alvos mais recentes.

 

Catarina Martins esteve com moradores e associações na Bajouca afirmando que a prospeção e exploração de petróleo "não tem nenhum sentido" - Foto de Paula Nunes

Prospeção e exploração de petróleo e gás na Bajouca “não tem nenhum sentido”

Abril 2, 2019

Catarina Martins manifestou solidariedade com as populações da Bajouca e afirmou que o furo para a prospeção e exploração de gás e petróleo “não tem nenhum sentido”, pois é contra o ambiente e a saúde das populações e vai contra os compromissos internacionais de Portugal.

Tempo de acabar com o gás na Batalha e em Pombal

Janeiro 14, 2019

O governo de António Costa provou, em todos os momentos, ser um governo que deseja, contra a vontade das populações, que haja exploração de petróleo e gás em Portugal.

Autarcas de Leiria reclamam suspensão dos furos de petróleo e gás

Dezembro 14, 2018

A Assembleia da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes aprovou por unanimidade uma moção apresentada pelo Bloco de Esquerda pela suspensão imediata das concessões de exploração de gás e petróleo.

Protesto à porta da petrolífera Australis em dia de ação global pelo clima

Dezembro 8, 2018

Mais de 160 cidades em todo o mundo denunciaram a insuficiência dos compromissos na cimeira COP24, que decorre na Polónia. Em Lisboa, o protesto teve como alvo os furos de gás na zona Centro do país.

Mais de 700 pessoas aderem a ação popular contra contratos de petróleo em Portugal

Setembro 30, 2018

Em comunicado a ASMAA - Algarve Surf and Maritime Activities Association sublinha que a resposta massiva, ocorrida em apenas 10 dias, fará desta ação popular uma das mais participadas de sempre a ocorrer em Portugal.

Governo recorreu da decisão do Tribunal de travar a prospeção de petróleo no Algarve

Governo recorre da suspensão do furo de prospeção de petróleo em Aljezur

Agosto 21, 2018

O governo recorreu da decisão do Tribunal de Loulé que suspendeu a licença para que o consórcio ENI/GALP fizesse o furo de prospeção de hidrocarbonetos ao largo de Aljezur. O recurso foi apresentado logo no dia seguinte à decisão judicial.

Fotografia: página de Facebook da Plataforma Algarve Livre de Petróleo - PALP

Tribunal trava prospeção de petróleo no Algarve

Agosto 13, 2018

Tribunal suspendeu a licença (TUPEM) para que o consórcio ENI/GALP fizesse o furo de prospeção de hidrocarbonetos ao largo de Aljezur. Os ambientalistas tencionam agora barrar a intenção do governo de apoiar a pesquisa petrolífera ao largo de Aljezur.

Mais de 800 pessoas disseram não à prospeção de petróleo em Portugal

Agosto 4, 2018

Os manifestantes expressaram este sábado a sua desilusão face ao recuo do Governo no que concerne à possibilidade de exploração de petróleo na costa portuguesa. Joana Mortágua alertou que a opção do executivo compromete o país e as gerações futuras.

Protesto contra exploração de petróleo este sábado em Almada

Agosto 3, 2018

Várias movimentos e ativistas nacionais e internacionais juntam-se este sábado na Cova do Vapor, na Trafaria, a partir das 15h30, numa ação de arte aérea na praia para parar a exploração de petróleo em Portugal.

Manif 12 Nov: Salvar o Clima, Parar o Petróleo

Novembro 9, 2016

Dia 12 de Novembro, enquanto decorre em Marrocos a Cimeira do Clima COP-22, sairemos à rua em vários locais do país.

Salvar o Clima, Travar o Petróleo e o Gás

Novembro 2, 2016

Não há nenhuma política climática em Portugal que possa passar pela sondagem, prospeção, desenvolvimento e exploração de petróleo e gás: esse tem de ser o ponto de partida.

Apresentação da iniciativa “Salvar o Clima, Parar o Petróleo”

Outubro 20, 2016

Cerca de 20 associações, movimentos e partidos vão organizar no dia 12 de novembro manifestações por todo o país sob o lema “Salvar o Clima, Parar o Petróleo”.

Movimentos anunciam manifestações para salvar o clima

Outubro 18, 2016

Cerca de 20 associações, movimentos e partidos vão organizar no dia 12 de novembro manifestações por todo o país sob o lema “Salvar o Clima, Parar o Petróleo”.