Está aqui

PrEP – Pílula contra a sida

Truvada é um antirretroviral utilizado como PrEP e produzido pela Gilead

A propósito da PrEP, quem é a Gilead?

Abril 1, 2018

A Gilead é uma empresa norte-americana que comercializa o Truvada, um antirretroviral utilizado como PrEP (pílula contra a sida). A Gilead é das companhias farmacêuticas mais lucrativas em todo o mundo. Por Bruno Maia.

PrEP finalmente em Portugal, mas só para cem pessoas

PrEP finalmente em Portugal, mas só para cem pessoas

Março 28, 2018

O medicamento que previne a infeção pelo VIH será disponibilizado no SNS, mas só cem pessoas poderão aceder ao mesmo até ao final do ano. Hospitais ainda estão em fase de preparação, não existindo data fixa para o início das consultas.

PREP, invenção das farmacêuticas para ganhar dinheiro? - Bruno Maia no Socialismo 2017

Outubro 2, 2017

Podcast do Fórum Socialismo 2017 com intervenção de Bruno Maia no painel “PREP: uma invenção das farmacêuticas para ganhar dinheiro?”.

Medicamento de Truvada

Reportagem: Pílula contra a SIDA

Março 19, 2017

Reportagem sobre a PrEP, ou profilaxia pré-exposição para o HIV, que previne em praticamente 100% novas infeções e não apresenta efeitos secundários mas que, no entanto, ainda não está disponível na maioria dos países.

Pílula contra a SIDA

Março 16, 2017

A profilaxia pré exposição (ou PrEP) para o HIV, já foi chamada de “pílula contra a SIDA”, por ser um medicamento totalmente eficaz a evitar a sua transmissão e por quase não apresentar efeitos secundários. Vê aqui a reportagem do Mais Esquerda com depoimentos do médico Bruno Maia.

Pílula contra a SIDA, Lobbying na UE, Trump em debate

Março 9, 2017

Vê no novo Mais Esquerda uma reportagem sobre a profilaxia pré-exposição para o HIV, um debate sobre as implicações da presidência de Donald Trump para a Europa e para o mundo, e uma reportagem sobre o lobbying na União Europeia.

A abstinência e a monogamia

Dezembro 28, 2016

O problema principal em promover a monogamia e a fidelidade como forma de prevenção é o facto de que são precisos dois para se ser monógamo.

Embalagem de Truvada

Portugal: 10% das pessoas infetadas com HIV não estão diagnosticadas

Outubro 24, 2016

Estima-se que haja 5 mil pessoas não diagnosticadas no país. PrEP vai ser distribuída gratuitamente na Noruega.

Agência europeia aprova "pílula contra a SIDA"

Julho 23, 2016

Agência Europeia do Medicamento aprovou finalmente utilização de Truvada como profilaxia pré exposição para o HIV. Este medicamento é cem por cento eficaz na prevenção de novas infeções e a sua aprovação era há muito exigida pelos movimentos LGBTQ+.

“Estamos perante algo que pode mudar a história da SIDA”

Fevereiro 3, 2016

O esquerda.net entrevista o médico Bruno Maia sobre a profilaxia pré exposição para o VIH (PrEP), alcunhada de "a pílula contra a SIDA" por ser totalmente eficaz a evitar a sua transmissão. Entrevista de Joana Louçã.

PrEP

Janeiro 23, 2016

Imaginemos que a ciência médica descobria uma forma quase 100% eficaz de evitar a infeção pelo VIH. Que essa forma era apenas um comprimido que tinha tantos efeitos secundários quanto uma simples Aspirina.

A pílula contra a SIDA

Julho 22, 2014

A nova "pílula contra a SIDA" ainda tem um longo caminho a percorrer até demonstrar ser uma estratégia eficaz, senão mesmo "a estratégia". Mas para começar será talvez boa ideia começar esta discussão livre de preconceitos!