Está aqui

Não à guerra - Stop Trump

Caixa negra do avião ucraniano que se despenhou em Teerão apresentada em conferência de imprensa da Autoridade da Aviação Civil iraniana. Janeiro de 2020.

Tensão EUA/Irão em suspenso depois da queda de avião ucraniano

Janeiro 10, 2020

Quando Trump respondeu ao ataque a bases militares com presença norte-americana apenas com anúncio de sanções económicas e moderando o discurso bélico, a crise entre EUA e Irão parecia estar a voltar a patamares anteriores. Mas a disputa sobre a responsabilidade pela queda do avião ucraniano em Teerão tornou-se um novo capítulo.

Manifestação em Nova Iorque contra a guerra com o Irão. Fevereiro de 2012.

Os socialistas norte-americanos e o ataque ao Irão

Janeiro 9, 2020

Na sequência do atentado contra o general Suleimani, Dan La Botz defende que os socialistas nos EUA devem opor-se ao imperialismo do seu país sem com isso passar a apoiar o regime iraniano ou nenhum dos imperialismos regionais em conflito na região. O lado dos socialistas é o da classe trabalhadora contra os tiranos, argumenta.

Irão retalia com lançamento de mísseis contra bases militares mas diz que não quer guerra

Janeiro 8, 2020

O exército iraniano lançou mísseis contra duas bases militares no Iraque que têm presença dos EUA. Iraque, EUA e seus aliados negam a existência de vítimas. Responsáveis governamentais iranianos afirmam não querer escalada da violência nem guerra. Enquanto Khamenei diz que é necessário acabar com presença norte-americana na região.

Até onde Irão?

Janeiro 7, 2020

A política de Trump é o casamento perfeito entre o oportunismo eleitoral e a absoluta irresponsabilidade na condução da política externa.

Monumento em Persépolis, no Irão, considerado Património da Humanidade. Junho de 2015.

UNESCO responde à ameaça de Trump de destruir património cultural iraniano

Janeiro 7, 2020

Depois de ter mandado assassinar o general iraniano Qassem Soleimani, incendiando os ânimos na região, o presidente norte-americano ameaçou destruir 52 locais “muito importantes” para o Irão e a sua cultura. A UNESCO respondeu-lhe que as convenções internacionais obrigam a preservar o património cultural.

Fotografia: Hamid Vakili/Tehran Times

Irão ameaça vingar morte de Soleimani

Janeiro 6, 2020

Esta segunda-feira, dezenas de milhares de iranianos juntaram-se no centro de Teerão em homenagem ao general assassinado por ordem de Trump na passada sexta-feira. O Irão prometeu vingança e anunciou no domingo que deixará de respeitar os limites impostos pelo tratado nuclear assinado em 2015.

Parlamento iraquiano votou a expulsão das tropas dos Estados Unidos – Foto Epa/Lusa

Parlamento do Iraque aprova expulsão das tropas dos EUA

Janeiro 5, 2020

O parlamento iraquiano aprovou, este domingo, uma resolução que exige a saída do país das tropas dos Estados Unidos. A decisão precisa da aprovação do primeiro-ministro, Adel Abdel Mahdi, que, no entanto, concorda com ela e já disse que a irá assinar.

Manifestações contra a guerra contra o Irão e o Iraque realizaram-se este sábado em 70 cidades dos EUA - Foto Answer Coalition

Milhares de pessoas manifestam-se contra a guerra nos EUA, Trump faz novas ameaças

Janeiro 5, 2020

Milhares de pessoas manifestaram-se neste sábado em 70 cidades dos EUA contra os ataques norte-americanos ao Iraque e para dizer “Não” à guerra contra o Irão. Donald Trump ameaçou, no twitter, atacar 52 locais de “muito alto nível” no Irão.

Funeral de Qassem Soleimani e dos mortos no ataque dos EUA, 4 de janeiro de 2020 – Foto de Murtaja Lateef/Epa/Lusa

Iraque: milhares protestam, EUA voltam a lançar ataque

Janeiro 4, 2020

Milhares de pessoas participaram no funeral do general iraniano Qassem Soleimani em Bagdade e gritaram "morte à América". Os EUA voltaram a atacar e a matar membros de milícias pró-Irão.

Qassem Soleimani

Irão acusa Trump de “terrorismo internacional” por ter mandado matar general

Janeiro 3, 2020

O comandante militar iraniano Qassem Soleimani foi atingido por um drone em Bagdad, numa operação dirigida por Donald Trump. Escalada do conflito tem consequências imprevisíveis e foi feita sem autorização do Congresso dos EUA.

Foto do assalto à embaixada dos Estados Unidos em Teerão, Novembro de 1979. Autor desconhecido

Bagdad quase a arder

Janeiro 2, 2020

Durante o “ataque” à embaixada norte-americana, as forças iraquianas não se opuseram e apenas as Forças de Mobilização Popular (brigadas xiitas fiéis ao Irão) acabaram com o protesto. Publicado por José Manuel Rosendo em meu Mundo minha Aldeia.

Manifestantes ostentam a placa de entrada da Embaixada dos EUA no Iraque. Janeiro de 2020.

Ataque à embaixada dos EUA no Iraque aumenta tensão com Irão

Janeiro 1, 2020

Manifestantes que protestavam contra um ataque aéreo norte-americano que vitimou 25 pessoas atacaram a embaixada dos EUA no Iraque. Mike Pompeo fala em terrorismo apoiado pelo Irão e o Pentágono anuncia o envio de mais 750 soldados.