Está aqui

Golpe na Turquia

Erdogan promete “cortar a cabeça aos traidores”

Julho 17, 2017

O primeiro aniversário do golpe militar falhado foi assinalado pelo presidente turco em Istambul. Num discurso marcado por referências religiosas, Erdogan voltou a defender a reintrodução da pena de morte.

Marcha pela Justiça em Istambul

Marcha pela Justiça enche Istambul e contesta Erdogan

Julho 9, 2017

A poucos dias do aniversário do golpe falhado na Turquia, a marcha promovida pelo maior partido da oposição denunciou a repressão que se seguiu e exigiu o fim do estado de emergência.

Erdogan lança nova purga na Turquia

Abril 26, 2017

Mais de mil polícias foram detidos esta quarta-feira e há mandados de detenção para outros dois mil, que o regime turco acusa de conspiração para o derrube do governo. Bruxelas pode suspender negociações da adesão turca à UE.

Turquia: Sedes do HDP atacadas em novo sábado sangrento

Dezembro 17, 2016

Apoiantes do regime de Erdogan atacaram e incendiaram sedes do partido pró-curdo HDP em várias cidades turcas, horas depois do tentado que matou pelo menos 13 militares em Kayseri.

protesto pela libertação dos deputados do HDP

Erdogan continua a apertar o cerco à oposição

Novembro 11, 2016

Depois de prender dez deputados do HDP, incluindo os seus dois líderes, esta sexta-feira a polícia turca prendeu cinco assessores parlamentares do partido e o presidente do maior jornal da oposição.

 

Momento em que Sebahat Tuncel, copresidenta do Partido Democrático das Regiões, é arrastada para a prisão – Foto STR/Epa/Lusa

Erdogan desmantela o partido curdo e dá novo passo para o confronto civil

Novembro 8, 2016

A reação das organizações curdas e dos próprios dirigentes do Partido Democrático dos Povos (HDP) aponta que o possível desaparecimento do partido não deixará ao movimento curdo da Turquia outra saída senão as armas. Por Manuel Martorell.

Comício do HDP

Erdogan manda prender deputados da oposição

Novembro 4, 2016

Líderes do partido pró-curdo HDP e vários deputados foram detidos pela polícia turca. Erdogan usa o estado de emergência para esmagar a oposição.

“Erdogan está a fazer o seu próprio golpe de estado”

Outubro 31, 2016

Novo decreto governamental fechou boa parte da imprensa curda e despediu mais de 10 mil funcionários. Autarca de Diyarbakir foi novamente presa e a cidade ficou sem internet. HDP promete resistir ao poder absoluto do presidente turco.

Foto OCHA / Berk Özkan / Flickr

Turquia prolonga estado de emergência até janeiro

Outubro 4, 2016

O presidente turco continuará a governar por decreto. Esta terça-feira foram suspensos cerca de 13 mil polícias e dezenas de militares da Força Aérea foram presos. No ataque à imprensa curda, nem o canal infantil de tv escapou ao apagão de 20 emissoras. 
 

Turquia: Afastamento de autarcas pró-curdos é “usurpação da vontade popular”

Setembro 11, 2016

O governo de Erdogan anunciou ter “tomado o poder” em 28 autarquias, nomeando novos presidentes, sobretudo em cidades com maioria curda. O partido HDP denuncia a “usurpação da vontade popular".

O professor Candan Badem, investigado por ter nas suas estantes um livro de Gulen

Turquia: A "caça às bruxas" chega à cultura

Agosto 15, 2016

Concertos da cantora Sila Gencoglu cancelados por ela ter criticado o comício de apoio a Erdogan. 6.792 professores universitários perseguidos ou afastados dos cargos. Sedes do HDP assaltadas e dirigentes ameaçados de duras penas de prisão. Por Manuel Martorell.

Nazli Ilicak, ex-deputada e conhecida colunista turca, foi presa na passada semana, juntamente com outros 88 jornalisas, dos quais 40 continuam presos e 17 foram acusados de “envolvimento com o grupo terrorista”

Turquia: Erdogan quer exército sob seu controle direto

Julho 31, 2016

O presidente da Turquia anunciou propostas de revisão constitucional, para colocar sob o seu controle direto os serviços secretos e as forças armadas. A repressão prossegue com mais expulsões do exército e a acusação a 17 jornalistas de “envolvimento com o grupo terrorista”.

Presidente turco Recep Tayyip Erdogan, acompanhado por Hulusi Akar, chefe das forças armadas da Turquia – Foto da presidência da Turquia/Epa/Lusa

A maior caça às bruxas da história da Turquia

Julho 26, 2016

A política da Turquia sempre funcionou como um pêndulo: move-se da mesquita para os quartéis, e volta para trás. Por Can Dündar (jornalista condenado por ter denunciado a entrega de armas pelos serviços secretos turcos ao Daesh).

Autoridades turcas acusadas de recorrerem a tortura e violação sexual contra detidos

Julho 24, 2016

Amnistia Internacional diz ter provas concretas de abusos e recurso a tortura na Turquia contra pessoas detidas no seguimento da tentativa de golpe de Estado.

"Nenhum acordo com a ditadura de Erdoğan", exige Bloco de Esquerda

Julho 22, 2016

"A próxima aprovação da pena capital e a suspensão já anunciada da Convenção Europeia dos Direitos Humanos fazem prever um morticínio, contra quaisquer regras do direito internacional", refere a nota bloquista.

O valor da justiça

Julho 22, 2016

Julho de 2016, o presidente de um país que é fronteira entre dois continentes incita o seu povo a apoiar uma violação básica – o direito à vida – inscrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos aprovada em 1948. Como se comportam os seus homólogos europeus e outros aliados?

Faixa que apela à pena de morte contra los “gulenistas” no Centro Cultural da praça Taksim, em Istambul - Foto Bianet

Erdogan completa o seu golpe retomando o projeto da praça Taksim

Julho 21, 2016

Ainda mais do que as 50.000 pessoas detidas ou destituídas dos seus cargos na administração pública, a promessa de ressuscitar o “projeto Taksim” mostra até que ponto Erdogan está disposto a ir. Por Manuel Martorell.

Purga na Turquia abrange cerca de 60 mil pessoas e alastra-se ao setor da Educação

Julho 20, 2016

Mais de 15 mil funcionários do Ministério da Educação foram suspensos e 1.577 reitores universitários foram intimados a demitir-se. As licenças de 21 mil professores que trabalham em instituições privadas foram revogadas.

Partido da Liberdade e Solidariedade exige democracia na Turquia

Julho 19, 2016

Partido da Liberdade e Solidariedade, que integra o Partido da Esquerda Europeia, condena a tentativa de golpe e o facto de Erdogan o ter utilizado como forma de limitar a democracia. 

Erdogán, aproveitando o golpe militar, cumpre agora a sua palavra, destituindo milhares de juízes pertencentes ao Supremo Tribunal, ao Conselho Superior de Justiça e ao Conselho de Estado, factos que significam um verdadeiro assalto ao Poder Judicial

Erdogan responde à tentativa de golpe militar com um golpe de Estado civil

Julho 18, 2016

Erdogan prossegue a vaga de repressão na Turquia, tendo já sido detidas mais de 7.500 pessoas e despedidos mais de 9.000 funcionários, nomeadamente polícias, e 29 governadores de municípios. No artigo que aqui publicamos, Manuel Martorell, alerta quedesde tempo, ronda o fantasma do confronto civil”.

“Em dois dias a Turquia viveu dois golpes de Estado”

Julho 17, 2016

“Um mal sucedido e um bem-sucedido que está em curso com o presidente turco a concentrar poderes”, afirmou Catarina Martins, defendendo que a UE deve rever a sua posição com a Turquia e não pactuar com a liquidação da oposição e concentração de poderes de Erdogan.

Erdogan promove purga e ameaça repor pena de morte

Julho 17, 2016

O presidente turco ordenou a demissão de perto de três mil juízes e procuradores e a detenção de dez elementos do Conselho de Estado. Prometendo que os “golpistas “vão pagar caro” pela “traição”, Erdogan assinalou que a pena de morte pode voltar a ser implementada no país.

Tentativa de golpe militar na Turquia foi travada

Julho 16, 2016

O presidente da Turquia, Recep Erdogan, garantiu que os militares autores da tentativa de golpe “vão pagar caro por este ato de traição”, sublinhando que “o que foi feito é uma traição e uma rebelião”. 

Golpe militar em curso na Turquia

Julho 15, 2016

Exército declarou lei marcial e reivindica ter conquistado o poder e deposto o presidente turco. Recep Tayyib Erdogan pediu à população para ocupar as praças em protesto contra o golpe. Notícia em atualização.