Fora de Órbita

Ao fim de 26 anos preso, o líder do PKK decretou um cessar-fogo unilateral. Enfraquecido em eleições, o governo de Erdogan agrava a repressão. Neste episódio, visitamos o nacionalismo turco e a sua versão islamista, no poder há um quarto de século. E abordamos a resistência dos curdos, um povo que os impérios decidiram eliminar do mapa há cem anos e que é de novo ameaçado pela turbulência do mundo e da região.


 

Semana frenética. Rússia e Estados Unidos abraçam-se na Arábia Saudita. Vice-presidente norte-americano faz comício de extrema-direita em Munique, em vésperas de eleições alemãs. Negociações sobre Ucrânia arrancam sem ucranianos. NATO recai no coma e, com a Europa em choque, Emmanuel Macron, governante por um fio, substitui-se a Bruxelas (e visita Lisboa na quinta-feira). Quem é este pretendente a chanceler europeu e quem quer segui-lo?

 

 

No regresso de Trump à Casa Branca, a viragem autoritária e xenófoba faz-se sob uma chuva de decretos presidenciais. Há também sinais de improviso e hesitação: a ameaça de guerra comercial está revista em baixa, os gigantes tecnológicos da corte trumpista acabam de sofrer um forte revés na corrida à inteligência artificial. Balanço de duas semanas frenéticas.

Moção de confiança chumbada, a Alemanha terá eleições antecipadas em fevereiro. Neste episódio, começamos por lembrar as marcas deixadas pela reunificação do país em 1990. A partir dos 12 minutos, veremos como Schroeder e Merkel armadilharam a Europa a favor da potência alemã. Na terceira parte (aos 48'), os efeitos políticos da recessão económica aberta pela quebra do acesso a gás russo e pelo esgotamento do modelo alemão.

Nesta edição do Fora de Órbita, Pedro Caldeira Rodrigues e Jorge Costa discutem o segundo mandato de Donald Trump e as suas implicações na política externa americana.

Nesta edição do Fora de Órbita, Pedro Caldeira Rodrigues e Jorge Costa discutem os antecedentes e o momento atual da guerra na Ucrânia.

No primeiro episódio podcast Fora de Órbita, conversamos sobre as origens do sionismo e a natureza do Estado de Israel, as explicações para a sua força. Analisamos a sequência da guerra em curso, um processo de extermínio e expansão que aponta o Irão como centro da próxima escalada.

Jorge Costa é dirigente do Bloco e faz parte da equipa do Esquerda.net. Pedro Caldeira Rodrigues tem 35 anos de jornalismo internacional, no Público e na Lusa. A cada duas semanas, abordarão um tema da situação mundial, protagonistas e contextos, sempre a partir da esquerda e recusando ser satélite de qualquer ditador.