Está aqui

Crise política no Brasil

Guilherme Boulos: "A condenação e prisão do Lula tem o objetivo de o retirar do processo eleitoral", foto do seu facebook.

Boulos: “Temos de construir uma frente ampla da esquerda pela democracia"

Abril 16, 2018

Entrevista a Guilherme Boulos sobre a situação política no Brasil e possíveis cenários para as eleições presidenciais de outubro. Por Ana Bárbara Pedrosa.

Manifestação em Lisboa em defesa da democracia brasileira

Abril 9, 2018

Mais de duas centenas de pessoas protestaram contra a prisão de Lula da Silva e o ataque à democracia no Brasil. Joana Mortágua frisou que “meteram Lula na cadeia para criminalizar a esquerda e para prender não um homem mas uma ideia”.

Boulos e Manuela D’Ávila apelam a “unidade da esquerda pela defesa da democracia” no Brasil

Abril 9, 2018

Os pré-candidatos presidenciais do PSOL e do PCdoB sublinham que a prisão de Lula “faz parte de um ataque contra o campo progressista e os direitos sociais”. Guilherme Boulos e Manuela d’Ávila participam esta quinta-feira, dia 12, numa sessão pública em Lisboa, no Capitólio, às 18h.

Manifestação em São Paulo no dia da greve geral, 30 de junho de 2017 – Foto Mídia Ninja

Brasil: greve geral evidencia contradições da crise

Julho 1, 2017

Mobilização foi nacional mas inferior à primeira greve geral contra Temer. Paradoxos provocam o arrastar da crise. Divisões no judiciário podem apontar para a alternativa “pizza”. Por Luis Leiria, no Rio de Janeiro.

Apenas 7 por cento dos brasileiros aprovam governo de Temer. Foto de José Cruz, Agência Brasil

Brasil: Temer é acusado de corrupção pelo Procurador-Geral

Junho 27, 2017

É o primeiro presidente a ser denunciado ao Supremo Tribunal Federal durante o mandato. Procurador diz que Temer e ex-deputado “desvirtuaram as funções públicas que exercem” para atender “interesses escusos”. Denúncia tem como base a delação da multinacional JBS. Por Luis Leiria, no Rio de Janeiro.

Além da greve, haverá manifestações em todo o país. Foto de Rovena Rosa, Agência Brasil

Greve geral paralisa Brasil nesta sexta-feira

Abril 27, 2017

Movimento opõe-se às contrarreformas de Temer e poderá ser o mais amplo da história do país. Objetivo é defender o direito de aposentadoria e princípios básicos da lei laboral. Por Luis Leiria.

Edso Fachin Mandou abrir inquéritos a 98 pessoas. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Corrupção no Brasil: sobrou para (quase) todos

Abril 13, 2017

Juiz do Supremo Tribunal manda abrir inquérito a oito ministros, 24 senadores, 39 deputados federais. Desta vez, o PSDB não ficou de fora: Aécio Neves e José Serra estão na lista. Por Luis Leiria.

A multidão tomou a avenida Paulista, centro financeiro do país. Foto de Ricardo Stuckert

Brasil faz ensaio de greve geral pelo direito à reforma

Março 16, 2017

Manifestações em 19 capitais de estado e no Distrito Federal. Cerca de 800 mil pessoas foram às ruas pelo direito a aposentar-se, posto em causa por nova proposta de emenda constitucional de Temer. Por Luis Leiria.

Parentes de presos aguardam notícias em Manaus.

Brasil: 4ª maior população carcerária do mundo é barril de pólvora

Janeiro 13, 2017

Número de presos triplicou desde 2000, em grande parte devido à política de “guerra às drogas”. População prisional excede em 42% o número de vagas. Por Luis Leiria, do Rio de Janeiro.  

O Brasil no Fim do Mundo?

Dezembro 14, 2016

Como pode um governo tão debilitado como o de Temer desferir ataques tão devastadores? Por Luis Leiria, do Rio de Janeiro

Temer, Presidente do Brasil

Brasil: 63% querem a renúncia de Temer e eleições

Dezembro 12, 2016

Depoimento de executivo da Odebrecht compromete o presidente e os membros do seu círculo político mais próximo. Documento disseca o tráfico de influências reinante no Parlamento. Por Luis Leiria, do Rio de Janeiro.

Geddel Vieira Lima demitiu-se do governo de Temer. Foto Agềncia Brasil

Brasil: Temer de novo na berlinda

Novembro 25, 2016

Demite-se o principal articulador político do governo Temer, Geddel Vieira de Lima, acusado de tráfico de influências por um ex-colega de gabinete. O próprio presidente da República pode estar envolvido no caso. O PSOL vai entrar com um pedido de impeachment de Temer. Por Luis Leiria, de Recife.

Rio Falido, manifestação no Rio de Janeiro - Foto Mídia Ninja

Quem faliu o Rio de Janeiro?

Novembro 14, 2016

Política de renúncia fiscal por parte do governo é a responsável pelo colapso financeiro. Agora, o governador quer forçar os funcionários e reformados a pagar os custos da crise. Por Luis Leiria, do Rio de Janeiro.

Michel Temer

Dilma acusa Temer de ter recebido suborno de um milhão de reais

Novembro 11, 2016

Advogados de Dilma entregaram documentos ao tribunal que dizem provar que Temer foi subornado.

Eduardo Cunha

Eduardo Cunha preso

Outubro 19, 2016

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha foi detido em Brasília, anuncia Folha de S. Paulo. A sua casa no Rio de Janeiro foi revistada e apreendida.

Ruy Braga: "Estamos diante da possibilidade de reinventar a esquerda no país"

Setembro 27, 2016

Nesta entrevista ao Correio da Cidadania, o sociólogo brasileiro Ruy Braga analisa o atual momento político após a destituição de Dilma Rousseff e as consequências do golpe para o país e para esquerda.

O jovem Procurador Deltan Dallagnol, que se diz "seguidor de Jesus e Marido e Pai Apaixonado" mostrou-se desastrado a fazer 'powerpoints'. Foto: Fernando Frazão, Agência Brasil

Brasil: Denúncia de Lula não apresenta novas provas

Setembro 15, 2016

Coordenador da Lava Jato acusa o ex-presidente de ser o “comandante máximo” do esquema de corrupção na Petrobrás, mas não apresenta qualquer prova que sustente essa acusação. Powerpoint usado na conferência de imprensa já é motivo de piadas na Internet. Por Luis Leiria, do Rio de Janeiro.

Brasil: Cunha perde mandato de deputado

Setembro 13, 2016

Ex-presidente da Câmara dos Deputados foi abandonado por quase todos os aliados e apenas dois deputados o defenderam. Processo durou 355 dias, durante os quais Cunha teve um papel determinante no impeachment de Dilma Rousseff. Por Luís Leiria, do Rio de Janeiro.

A coluna do Bloco da Esquerda Anticapitalista reuniu sete organizações e foi um dos destaques da mobilização. Foto do MAIS

Brasil: São Paulo tem protesto gigante contra Temer

Setembro 6, 2016

Cem mil tomaram as ruas da capital paulista contra o governo que consideram usurpador e pediram eleições gerais e “nem um direito a menos”. Sete organizações da esquerda socialista desfilaram numa coluna conjunta. Por Luis Leiria, do Rio de Janeiro.

Primeira reunião do governo Temer depois da sua posse. Foto de Campanato - Agência Brasil

Brasil teve três presidentes nesta quarta-feira

Setembro 1, 2016

O dia amanheceu com Dilma Rousseff na Presidência, Temer tomou posse no meio da tarde, e à noite passou o cargo para o presidente do Congresso, Rodrigo Maia, partindo então para a reunião do G-8, na China. Mas o mais inesperado da jornada foi a decisão do Senado de não retirar os direitos políticos à presidente afastada. Por Luis Leiria, do Rio de Janeiro.

“O golpe é contra o povo e contra a Nação"

Agosto 31, 2016

Após a votação no Senado que confirmou o seu afastamento do cargo de Presidente da República, Dilma Rousseff afirmou ter sido vítima de uma “farsa jurídica” e prometeu recorrer da decisão para o Supremo Tribunal Federal.

Dilma Rousseff foi destituída

Agosto 31, 2016

Terminou hoje processo de destituição de Dilma Rousseff, nove meses depois do seu início. No Senado bastava que 54 senadores votassem favoravelmente para Dilma perder o mandato. No final, 61 senadores votaram favoravelmente e 20 contra. Numa segunda votação, senadores decidiram que Dilma mantém direitos políticos. 

Dilma Rousseff: “Estamos a um passo de um golpe de Estado”

Agosto 29, 2016

Dilma Rousseff fez esta segunda-feira perante o Senado o discurso de defesa no julgamento do processo de destituição tendo afirmado que não cometeu os crimes de que é “injusta e arbitrariamente” acusada.

Manifestantes em Lisboa exigiram demissão de Michel Temer

Agosto 1, 2016

Protesto internacional contra a suspensão de funções à Presidente brasileira Dilma Rousseff juntou este domingo em Lisboa dezenas de pessoas, com apelos “pela democracia” e a denúncia do “golpe de Estado” que colocou no poder Michel Temer.

Brasil: PGR pede prisão do líder do Senado e do ex-presidente Sarney

Junho 7, 2016

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, requereu ao Supremo Tribunal Federal a detenção do presidente do Senado, Renan Calheiros, do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, do senador Romero Jucá e do ex-presidente da República José Sarney. Todos eles são membros do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, do Presidente interino Michel Temer.