COP21 - Cimeira do Clima

A 28 e 29 de novembro realizaram-se protestos à escala planetária, assinalando o início da Cimeira do Clima em Paris, a COP 21.

João Camargo

Em Portugal, o programa do novo governo, apesar de ainda preso a muitas contradições orçamentais, apresenta oportunidades únicas para mudar de vida para milhões de pessoas.

João Camargo

A falta de credibilidade do acordo que poderá sair de Paris uma vez mais expressa-se na fragilidade das suas propostas e na vulnerabilidade ao boicote por parte dos principais emissores. Artigo de João Camargo.

João Camargo

Estudos recentes lançados nos Estados Unidos comprovam que a saúde das pessoas e animais que vivem próximos aos poços onde acontece a exploração de gás de xisto por fratura hidráulico, conhecido como Fracking, está em perigo.

Eventos climáticos extremos podem colocar em risco os avanços na redução da pobreza até agora, diz estudo; pico de emissões de gases de efeito estufa deve ser atingido em 2030. Por Cíntya Feitoda, do Observatório do Clima.

A 28 e 29 de novembro por todo o mundo e em 12 de Dezembro nas ruas de Paris, concentrar-se-ão num espaço de denúncia de um acordo, mas também para apresentar alternativas.

João Camargo

Pelo menos dez milhões das pessoas mais pobres do planeta poderão passar fome em 2015 e 2016 devido às condições climáticas extremas e ao fenómeno El Niño, segundo a organização humanitária Oxfam. Por Tharanga Yakupitiyage.

A Exxonmobil, por exemplo, gastou milhões de dólares a reunir uma equipa de investigadores para manipular a opinião pública sobre o aquecimento global. Artigo de Najar Tubino.

Quando estourou a crise nos EUA, os investidores entraram no mercado de carbono. A ideia era transformar o carbono na maior commodity do século XXI. Por Najar Tubino, publicado na Carta Maior.