Está aqui

Banco Mundial

Banco Mundial diz que países em desenvolvimento vivem nova crise da dívida: como explicar?

Dezembro 31, 2023

Pandemia e crise económica fizeram com que os governos tivessem que aumentar gastos públicos. As suas economias entraram em recessão e reduziram-se as receitas fiscais. A invasão da Ucrânia provocou aumentos especulativos nos cereais. E o aumento das taxas de juro do ocidente foi devastador. Por Eric Toussaint.

sede do Banco Mundial em Washington

Banco Mundial: promessas verdes, investimento poluente

Setembro 16, 2023

Apesar da propaganda da instituição financeira sobre o seu compromisso com a economia de baixo carbono, em 2022 o Banco Mundial atribuiu cerca de 3.500 milhões de euros a projetos de petróleo e gás.

Cartaz de divulgação da conversa sobre o livro História Crítica do Banco Mundial, de Éric Toussaint

Eric Toussaint em Lisboa para conversa sobre livro "História Crítica do Banco Mundial"

Maio 23, 2023

Na próxima sexta-feira, dia 26, o fundador do Comité para a Abolição das Dívidas Ilegítimas estará na livraria Tigre de Papel, Rua de Arroios nº 25, às 18h30, para o lançamento de "História Crítica do Banco Mundial", livro que já se encontra traduzido em várias línguas.

Capa do livro  "História Crítica do Banco Mundial"

"História Crítica do Banco Mundial": livro de Eric Toussaint em acesso livre

Maio 7, 2023

O livro do fundador do Comité para a Abolição das Dívidas Ilegítimas, publicado pela Editora Movimento em 2021, foi agora disponibilizado em formato digital de acesso livre pelo CADTM e é lançado em Lisboa no dia 26 de maio. Leia aqui o prefácio de Michael Löwy.

David Malpass, presidente do Banco Mundial, numa conferência em abril de 2022. Foto de World Bank Photo Collection/Flickr.

Banco Mundial, geopolítica e maldesenvolvimento

Outubro 16, 2022

A esmagadora maioria dos países do Sul segue docilmente as suas recomendações e permanece assim enredada na ideologia neoliberal. Se os movimentos populares não conseguirem colocar no poder forças políticas que apliquem outro modelo de desenvolvimento, o Banco Mundial continuará de vento em popa. Entrevista a Éric Toussaint.

Kristalina Georgieva, diretora-geral do FMI, e David Malpass, presidente do Banco Mundial – Foto de cadtm.org

O Banco Mundial e o FMI reconhecem que a distância entre o Norte e o Sul está a ampliar-se

Fevereiro 19, 2022

Os avisos emitidos pelo Banco Mundial e pelo FMI são fundamentados, mas a autocrítica está totalmente ausente. Além disso, estas duas instituições não mudam em nada as suas políticas concretas. Artigo de Éric Toussaint.

As mentiras teóricas do Banco Mundial

Dezembro 2, 2014

As ações do Banco não se resumem a uma sucessão de erros ou de maus atos. Pelo contrário, fazem parte de uma visão coerente, teórica e conceptual, que se ensina doutamente na maioria das universidades, sustentada por centenas de livros de economia do desenvolvimento. Por Eric Toussaint.