Banco Mundial

Pandemia e crise económica fizeram com que os governos tivessem que aumentar gastos públicos. As suas economias entraram em recessão e reduziram-se as receitas fiscais. A invasão da Ucrânia provocou aumentos especulativos nos cereais. E o aumento das taxas de juro do ocidente foi devastador. Por Eric Toussaint.

Apesar da propaganda da instituição financeira sobre o seu compromisso com a economia de baixo carbono, em 2022 o Banco Mundial atribuiu cerca de 3.500 milhões de euros a projetos de petróleo e gás.

Na próxima sexta-feira, dia 26, o fundador do Comité para a Abolição das Dívidas Ilegítimas estará na livraria Tigre de Papel, Rua de Arroios nº 25, às 18h30, para o lançamento de "História Crítica do Banco Mundial", livro que já se encontra traduzido em várias línguas.

O livro do fundador do Comité para a Abolição das Dívidas Ilegítimas, publicado pela Editora Movimento em 2021, foi agora disponibilizado em formato digital de acesso livre pelo CADTM e é lançado em Lisboa no dia 26 de maio. Leia aqui o prefácio de Michael Löwy.