A quem serve o voto do PS, PSD, CDS, IL e Chega sobre a distribuição de dividendos?

PS, PSD, CDS, IL e Chega chumbaram a proibição de distribuição de dividendos milionários. Preferem que alguns grandes acionistas embolsem o dinheiro que deveria ser utilizado para manutenção e criação de empregos e para a dinamização da economia.

Quem beneficia com esses votos?

A EDP distribui quase 700M€ de dividendos. Quem arrecada esta quantia? China Three Gorges, Oppidum Capital, BlackRock, Alliance Bernstein, State Street Corporation, Paul Elliot Singer, Sonatracht, Qatar Investment Authority, Norges Bank, Grupo BCP.

A Galp distribui mais de 300M€ (depois de no final do ano passado já ter distribuído dividendos). Ganha essencialmente a Amorim Energia, mas também a Black Creek Investment Management, a BlackRock, a The Capital Group Companies, a T. Rowe Price Group, a Massachusetts Financial Services Company e o The Bank of New York Mellon Corporation.

A Navigator distribui 200M€ à Semapa e à Seinpar Investments (sociedade também detida pela Semapa SGPS, mas constituída ao abrigo do direito holandês).

A NOS distribui 143M€. O seu principal acionista é a ZOPT (uma holding que une a Sonaecom e Isabel dos Santos e que viu parte da participação ser congelada recentemente pelo Tribunal Criminal de Lisboa), seguindo-se a MFS Investment Management e o Norges Bank.

A REN distribuiu 114M€ que vão para os bolsos da State Grid of China, da Oman Oil, da Lazard Asset Management, da Fidelidade, da Red Electrica Internacional e da Great West Lifeco.

A Sonae distribuiu quase 93M€, sendo a Efanor, o BPI, a CriteriaCaixa, a Invesco e o Norges Bank os seus principais acionistas.

A EDP Renováveis já aprovou a distribuição de 70M€ que irá beneficiar o Grupo EDP e a MFS Investment.

A Altri distribui mais de 60M€ em dividendos que irão para várias sociedades detidas por titulares dos órgãos sociais da própria Altri (Actium Capital, Livrefluxo S.A., Caderno Azul e Promendo Investimentos) e para o Norges Bank que detém uma participação qualificada.

Já a Semapa deverá distribuir cerca de 10M€. Tem nos seus principais acionistas a Sodim (administrada pela família Queiroz Pereira), a Bestinver e o Norges Bank.

Os votos do PS, do PSD, do CDS, da IL e do Chega só servem estas entidades. É um voto a favor dos mesmos de sempre, dos que querem ganhar sempre, dos que vivem acima das nossas possibilidades. É um voto que permite a concentração da riqueza nas mãos dos já muito ricos em vez de o usar para a criação de emprego. É um voto que permite até que muito desse dinheiro saia do país em vez de ser investido cá.

Artigo publicado na página do facebook de Moisés Ferreira

Sobre o/a autor(a)

Dirigente e deputado do Bloco de Esquerda, membro da Comissão de Saúde da Assembleia da República. Psicólogo