Está aqui

Porque é que a derrota de Trump não é a derrota do trumpismo

Será a contragosto que Joe Biden, este amigo dos ricos e da guerra, dos encarceramentos de massa, e das restrições às liberdades individuais, se desviará, mesmo de forma infinitesimal, da doxa neoliberal.

A imensa satisfação com a vitória eleitoral de Joe Biden é inversamente proporcional ao profundo asco que nos inspirou a presidência de Donald Trump: a maneira descomplexada e despudorada como criminalizou os imigrantes, banalisou o racismo, negou as alterações climáticas e os estragos da pandemia, rasgou o acordo com o Irão, cortou a ajuda humanitária à Palestina e duplicou o número de drones americanos no Iémene.

Sob este ponto de vista, podemos dizer com David Griscom (citado pelo filósofo americano Ben Burgis): “Eis um show de que não gostaríamos de ver a segunda temporada”1.

Dito isto, e passada a satisfação ou mesmo a euforia da vitória - no fio da navalha, convém realçar e com grandes perdas para o Partido Democrata - temos de assentar os pés no chão. O homem recém-eleito para a Casa Branca não vai unir uma América que teria sido dividida por Donald Trump. Não foi Donald Trump que dividiu a América. Foi a divisão da América que permitiu a ascensão de Donald Trump ao poder. Uma coisa é ter exacerbado divisões, outra é tê-las criado.

Os democratas não são a solução ao problema do populismo nos Estados-Unidos, já que são parte do problema. Como o disse David Cayla só o abandono dos tratados de livre comércio e das políticas neoliberais poderia acabar com o populismo

Só a não compreensão – por falta de clarividência ou oportunismo - da (s) gigantesca(s) fractura(s) estaduniense (s) ante-Trump, poderá alimentar ilusões sobre a sua reversão na era Biden. Convém não esquecer, com efeito, que a eleição de Trump aconteceu em 2016, após três décadas e meia de políticas neoliberais, inauguradas por Reagan no início dos anos 80, e aplicadas com o mesmo fervor tanto pelos republicanos como pelos democratas que se foram alternando no poder, Obama incluído.

Tais políticas que se articulam em torno de três eixos – baixa da tributação das empresas e das classes abastadas, livre-comércio no quadro da mundialização feliz e desregulamentação económica e financeira – levaram à periferização das zonas desindustrializadas pelas deslocalizações e à explosão das desigualdades, criando o viveiro onde se desenvolveram os futuros eleitores de Trump: os brancos (muito) pobres, trabalhadores outrora eleitores democratas, que, desesperados com o desastre económico que se abateu sobre as suas regiões, e a incapacidade dos partidos mainstream de lhes darem resposta, foram sensíveis ao apelo do candidato populista2.

Os democratas não são, por conseguinte, a solução ao problema do populismo nos Estados-Unidos, já que são parte do problema. Como o disse em recente entrevista a um semanário francês o economista David Cayla3 só o abandono dos tratados de livre comércio e das políticas neoliberais poderia acabar com o populismo.

Ora, o candidato eleito contra este, é a perfeita incarnação do neoliberalismo. Representante das elites da mundialização feliz, Joe Biden - como o seu par Kamala Harris, cuja nomeação foi saudada pelos meios financeiros4 - é tudo menos um amigo da classe trabalhadora, implicado que esteve - como no-lo veio lembrar há meses, o jornalista e historiador Thomas Franck5 – numa grande parte dos desastres que marcaram as últimas décadas de que destacamos, no plano económico, os acordos comerciais contrários aos interesses dos trabalhadores, e uma legislação cruel sobre as falências.

Refreado pelo actual contexto cuja gestão calamitosa o levou ao poder e os ventos de desglobalização que têm vindo a soprar, Joe Biden poderá vir a conter o tempo necessário os seus ardores neoliberais, tudo dependendo igualmente da pressão que sobre ele poderão exercer os inúmeros movimentos de cidadãos e de activistas, suscitados pela nova esquerda americana, cuja mobilização foi fundamental para o seu acesso ao poder.

Mas será a contragosto que este amigo dos ricos e da guerra, dos encarceramentos de massa, e das restrições às liberdades individuais, se desviará, mesmo de forma infinitesimal, da doxa neoliberal. Assim sendo, o mandato do novo presidente dos EUA – como de resto da sua vice-presidente – terão servido para fortalecer o viveiro do trumpismo e favorecer a sua futura vitória eleitoral.

Artigo publicado em Duas Linhas a 28 de novembro de 2020

Notas da autora:

1 Ben Burgis, No Honeymoon for Joe Biden, in Jacobin, 11/07/2020, retomado por Médiapart, em 9 novembre 2020; somos nós que traduzimos a partir da versão francesa

2 Sobre este assunto, poder-se-á ler com muito proveito o artigo da socióloga americana Arlie Hochschild, analisando os resultados do inquérito que realizou no Estado da Louisinane, um dos mais pobres dos EUA, onde uma maioria da população votava pelos candidatos republicanos e que meses mais tarde daria a vitória a Trump; Pourquoi Donand Trump a séduit l’éléctorat populaire, Anatomie d’une colère de droite, in Le Monde Diplomatique, versão francesa, Agosto de 2018, artigo adaptado do livro da autora “Strangers in Their Own Land: Anger and Mourning on the Americain Right , The New Press, New York, 2016

3 David Cayla, in entrevista Marianne, 9 de Novembro de 2020; somos nós que traduzimos

4 Como o revela este título de um artigo do Wall Sreet Journal “O entusiasmo de Wall Street indica que as reformas financeiras não constituiriam a prioridade deste governo”, onde se escreve que “Biden conseguiu conter a ala esquerda do seu partido”, in Nomination de Kamala Harris: la victoire des milieux financiers et de l’aile modérée du parti démocrate, in le Vent se lève, 16 de Agosto de 2020; somos nós que traduzimos

5 Thomas Franck, “Avec le démocrate Joe Biden la gauche américaine a le cafard, Aux Etats-Unis, rien ne changera fondamentalement” in Le Monde Diplomatique, versão francesa, Junho de 2020

Sobre o/a autor(a)

Doutorada em Ciências de Gestão pela Universidade de Paris I – Sorbonne; ensinou Economia portuguesa na Universidade de Paris IV -Sorbonne e Economia e Gestão na Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle
(...)