Muita tinta já correu sobre o orçamento de estado de 2024 e sobre a demissão do Governo PS. Entre as contas certas e as contas erradas da maioria da população cujo rendimento não chega para os trinta dias de um mês, cabe perguntar se o PIB cresce porque não há dinheiro para os professores, médicos, enfermeiros, trabalhadores judiciais, etc, etc, etc.
Há quem se entretenha com as especulações detectivescas de quem corrompeu quem. Que a corrupção existe, existe! Mas o maior desaparecimento do dinheiro está no OE.
Olhemos em detalhe para o orçamento 2024.
As PPP levam 1.265 milhões de euros. 1.002 milhões de euros para as PPP rodoviárias, a grande maioria da autoria de Cavaco Silva. 211 milhões de euros para a saúde. 64 milhões de euros para a ferrovia. A estes valores parcelares, desconta-se cerca de 10 milhões que o estado vai receber da ANA.
O que são as PPP’s? As Parcerias Público Privadas são uma nova forma de privados assumirem a construção de infraestruturas do Estado, ficando o Estado a pagar durante muitos anos uma prestação a esses privados que por sua vez para fazerem tais investimentos contratam a banca que empresta o capital necessário com base no contrato da PPP.
Ou seja, a maior parte destes 1.265 milhões de euros vai assim para o capital financeiro, retirando os lucros das empresas privadas.
A DEFESA tem 2.850 milhões de euros. Ou seja, um aumento de 13,7%. Para pagarmos as aventuras guerreiras impostas pelos EUA e pela Comissão Europeia da guerra da Ucrânia. E este valor não é o global pois ainda tem várias despesas espelhadas por outras rubricas do OE, incluindo 42 milhões de euros de apoio ao governo ucraniano.
OS BANCOS FALIDOS ainda levam, 300 milhões de euros. Este valor é igual ao reforço previsto para o reforço do abono de família
BPN de Cavaco Silva fundado pelo PSD, (não esquecer que o presidente da holding que criou o BPN era Dias Loureiro vice primeiro ministro de Cavaco, nem esquecer que o presidente do CA do BPN era José Oliveira e Costa que tinha acabado de ser ministro do Governo de Cavaco Silva) vai levar 37 milhões de euros. Faliu há 15 anos. Já levou mais de 6.000 milhões de euros. À grande Cavaco!!!!!!!
O BANIF falido há 8 anos vai levar 258 milhões de euros. Já levou mais de 3.000 milhões de Euros.
Não esquecer que para o BES o estado, ou melhor, os nossos impostos, já pagaram com a falência do BES 8.300 milhões de euros.
Ao longo destes anos os Governos já deram ao capital financeiro 17.300 milhões de euros para os bancos falidos. É sacar minha gente!
PARA OS JUROS DA DÍVIDA estão previstos 7.151 milhões de euros. Um aumento de 8,6% em relação a 2023 apesar da diminuição do valor da dívida em percentagem do PIB. Isto é apenas para juros! Não é para abater o capital em dívida.
Já agora cabe perguntar que é feito do relatório da comissão conjunta PS/BE que discutiu a renegociação da dívida, que estava inscrita no acordo de incidência parlamentar entre estes dois partidos, e que o António Costa meteu na mesma gaveta onde o PS já tinha metido o socialismo…
Se somarmos estas quatro rúbricas teremos perto de 12.000 milhões de euros cerca de 10% do Orçamento de Estado que desaparecem na voragem do buraco negro do capital financeiro nacional e internacional, os usurários, que vivem sem trabalhar, à custa dos impostos pagos pelo povo português.
Se a isto somarmos o que desaparece no buraco negro em corrupção, mais todos os benefícios fiscais dados aos grandes grupos financeiros com a velha balela do interesse nacional, ficaremos a saber porque aumenta a pobreza em Portugal, porque aumenta o número dos sem abrigo, porque não há dinheiro suficiente para aumentar drasticamente o parque habitacional do estado fazendo frente à crise habitacional, porque não há dinheiro para aumentar os salários e pensões na proporção do roubo da inflação. Ficaremos a saber que grande parte do produto da riqueza produzida pelos trabalhadores portugueses vai direitinho para o buraco negro do capital financeiro.
Como se tudo isto não chegasse o capital financeiro, seis bancos portugueses (CGD+BCP+NB+Montepio+BPI+Santander) tiveram nos primeiros 9 meses de 2023, um aumento dos lucros de 71%, em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a 3.267 milhões de Euros. Quais Herodes, os banqueiros lavam as mãos, dizendo que a culpa é dos juros do Banco Central Europeu que impõe os juros na origem deste absurdo. Mas não foram, e são, eles que defendem esta Europa do capital e este BCE, estado maior do capital financeiro europeu?. UM ESCÂNDALO!
E tanta gente com fome!
E tanta gente sem casa!
E tanta gente sem saúde!
E tanta gente sem ensino!
Eis o buraco negro do grande capital financeiro.!