Está aqui

No tempo em que os animais falavam - e Marcelo também

No tempo em que os animais falavam, muito ridicularizada, caricaturada e deturpada foi a iniciativa do Bloco sobre o assédio sexual verbal, logo carimbado de "piropo".

No tempo em que os animais falavam, ou seja, no tempo em que qualquer um, macho ou fêmea, dizia a primeira bestialidade que lhe viesse à cabeça sobre toda e qualquer posição, opinião ou proposta do Bloco de Esquerda, nesse tempo, dizia, muito ridicularizada, caricaturada e deturpada foi a iniciativa do Bloco sobre o assédio sexual verbal, logo carimbado de "piropo".

Resisto a publicar hoje o que disseram ou escreveram, então, alguns vultos da intelligentsia nacional e do comentário político, incluindo Marcelo, claro. Enfim, é uma cedência que faço ao espírito de Natal... Mas os seus textos encontram-se com facilidade e os seus autores são conhecidos.

Distraídos, uns, ignorantes, outros, mas todos desinteressados em mexer uma palha para combater o assédio sexual às mulheres, nem se aperceberam da aprovação e entrada em vigor de uma alteração ao Código Penal que, na linha do proposto pelo Bloco, vem criminalizar a importunação sexual, em cumprimento do estabelecido pela Convenção de Istambul a que Portugal aderiu.

Transcrevo para que percebam quanto inútil foi a campanha que conduziram: "Quem importunar outra pessoa, praticando perante ela atos de carácter exibicionista, formulando propostas de teor sexual ou constrangendo-a a contacto de natureza sexual, é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal".

Perderam. Será que vão voltar a falar? Duvido, nestes casos, o silêncio é muito conveniente.

Se alguém quiser regressar ao "tempo em que os animais falavam" deixo algumas sugestões de leitura: "O piropo e o ridículo mundo do Bloco", Henrique Monteiro, Expresso; "Piropo: problema de gente sem problemas", Maria João Marques, Observador; "A guarda pretoriana do piropo", Vítor Rainho, Sol.

Sobre o/a autor(a)

Médico. Aderente do Bloco de Esquerda.
(...)