Multiplicar a força popular

porBruno Góis

16 de dezembro 2022 - 13:19
PARTILHAR

Enfrentando múltiplas crises, nosso desafio atual é maior do que o de há dez anos. Precisamos de alternativas abrangentes. As múltiplas lutas não dividem, multiplicam a força popular.

Há dez anos participei no movimento anti-austeridade em Portugal. O nosso adversário era claro: a política de austeridade da troika Comissão Europeia - Banco Central Europeu - Fundo Monetário Internacional e do Governo de direita. Neste momento ainda não é tão óbvio para a maioria do povo quem são os nossos adversários.

A maior inflação das últimas décadas rouba o salário dos trabalhadores. Os gigantes da energia e da distribuição crescem cada vez mais na especulação. A guerra e a pandemia têm as costas largas quando chega a hora de pagar a crise. O problema é o mesmo de sempre: quem paga a crise são os trabalhadores ou o capital?

Enfrentando múltiplas crises, nosso desafio atual é maior do que o de há dez anos. Precisamos de alternativas abrangentes. As múltiplas lutas não dividem, multiplicam a força popular.

A crise climática anseia por uma alternativa de justiça ecológica e social. Exigir desde transportes públicos gratuitos e de qualidade até mudanças profundas na produção e no comércio internacional são tarefas da classe trabalhadora, são tarefas da esquerda.

Ao mesmo tempo, as grandes mobilizações feministas dizem que não nos limitamos a defender os direitos humanos básicos contra a extrema direita. Estamos a lutar contra o capitalismo patriarcal e racista. Estamos a lutar por uma nova sociedade. Como diz o povo curdo: Mulher, Vida, Liberdade.

Maior que nossas diferenças é a responsabilidade de apresentarmos juntos alternativas para o futuro dos nossos povos!

Paz, Pão, Rosas!

Versão portuguesa da intervenção enquanto delegado do Bloco de Esquerda ao 7° Congresso do Partido da Esquerda Europeia, realizado entre 9 e 12 de dezembro em Viena.

Bruno Góis
Sobre o/a autor(a)

Bruno Góis

Investigador. Mestre em Relações Internacionais. Doutorando em Antropologia. Ativista do coletivo feminista Por Todas Nós. Dirigente do Bloco de Esquerda.
Termos relacionados: