Albuquerque: o jardinismo em versão light!

É certo que as direções e lideranças partidárias são escolhidas pelos militantes dos respetivos partidos e, por isso mesmo, só esses é que decidem. Contudo, e estando em causa a liderança do partido que mergulhou a Madeira na recessão económica e calamidade social e mesmo assim continua a sustentar o governo regional, algumas considerações se impõem. Se é verdade que Alberto João Jardim é o principal responsável pelo estado calamitoso a que chegou a Madeira, não é menos verdade que Miguel Albuquerque é co-responsável por todas as políticas erradas que Jardim e o seu governo implementaram. Por isso mesmo, não se percebe que alguns sectores da nossa sociedade, historicamente oposicionistas do jardinismo, tenham vindo a público apoiar, ainda que indiretamente, a candidatura de Miguel Albuquerque que vai a votos ‘contra’ Jardim já na próxima sexta-feira. Por acaso os agora iludidos com o ‘albuquerquismo’ esqueceram-se que o ainda presidente da Câmara do Funchal foi Presidente da JSD Madeira, apoiado por Jardim? Esqueceram-se que Albuquerque foi deputado pela mão de Jardim? Esqueceram-se que Albuquerque foi Presidente da Câmara sempre com o apoio expresso de Jardim? Mais importante: esqueceram-se que Albuquerque foi vice-presidente do PSD/Madeira, e de Jardim, tendo votado favoravelmente todas as ideias e programas políticos que o governo regional implementou? Não é claro que, por isso mesmo, Albuquerque é tão responsável como o decano presidente pela situação social explosiva que está criada na Madeira, com a agravante de ser o homem de confiança de Passos Coelho no PSD Madeira?!

É preciso romper com o jardinismo, seja ele o mais ortodoxo ou o mais light com tons ‘albuquerquistas’! É preciso encontrar uma alternativa de governação política para a Madeira de cunho progressista, democrático e de corte com a austeridade tão a gosto de Jardim e de Albuquerque. E essa alternativa não está no interior do PSD. Está nas forças políticas e sociais que lhe fazem oposição!

Sobre o/a autor(a)

Técnico Superior de Educação Social. Ativista do Bloco de Esquerda.