You are here

818318238528973

Proibir biocombustível de óleo de palma

O Bloco propõe no parlamento que se apliquem medidas efectivas de combate às alterações climáticas, dando prioridade a transportes públicos de fontes renováveis e quer proibir o uso do biocombustível de óleo de palma.

O óleo de palma ou de dendê é usado para vários fins, entre os quais biocombustíveis. A palmeira para extrair óleo é plantada em áreas de florestas tropicais, as populações que lá residem são massivamente deslocadas e desapropriadas, a floresta original é cortada e queimada em larga escala, contribuindo para a emissão de gases de estufa. Os territórios perdem biodiversidade e habitats, pondo em perigo a sobrevivência de várias espécies.

Metade do óleo de palma importado para a UE destina-se a biocombustíveis para automóveis que libertam três vezes mais gases com efeitos de estufa do que os combustíveis fósseis. Todo o óleo de palma utilizado em Portugal em biocombustíveis foi importado, principalmente da Malásia e Indonésia, onde os efeitos mais graves deste cultivo se têm feito sentir.

A mudança tem de começar agora.