You are here

Cicatrizes da Soja

Cicatrizes da Soja

Dedos amputados, perda de visão, cirurgias à coluna. A Repórter Brasil mostra testemunhos de trabalhadores do setor do transporte da soja para a multinacional Cargill.

Dedos amputados, perda de visão e cirurgias na coluna são algumas das cicatrizes causadas pela crescente produção de soja no Brasil. Apenas o transporte do grão da Cargill - um dos maiores conglomerados do agronegócio mundial - pelo rio Madeira, na Rondônia, deixa um legado de trabalhadores com lesões graves decorrentes de acidentes de trabalho e de violações de normas de segurança.

A Repórter Brasil ouviu seis funcionários e ex-funcionários da Transportes Bertolini Ltda (TBL), empresa contratada pela Cargill para fazer o transporte da soja pelo rio, que sofreram graves acidentes de trabalho, na maior parte das vezes após jornadas irregulares de mais de 30 horas sem descanso. Além dos problemas de saúde, os trabalhadores queixam-se da exposição à poeira repleta de agrotóxicos do grão e da omissão da empresa. Três deles só conseguiram indemnizações após entrarem com ações na Justiça.