Artigo | 10 de February

Ambos os países não anunciaram qualquer decisão final, contudo, e perante as várias reservas sobre esta matéria, decidiram suspender o processo de ratificação. Tanto a Polónia como a República Checa já tinham anunciado anteriormente optar pelo mesmo procedimento. Este sábado realiza-se uma manifestação internacional contra o ACTA. Em Portugal, a manifestação está marcada para Viseu, Porto, Coimbra e Lisboa.

Artigo | 10 de February

Num dia marcado pela Greve Geral que está paralisar a Grécia, sucedem-se notícias sobre novas demissões entre os membros do governo grego. Principal sindicato de polícia ameaça emitir mandados de detenção contra oficiais da troika.

Artigo | 10 de February

Diminuição abrupta de reservas de sangue em Portugal leva Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda a requerer a vinda do presidente do IPS à Comissão de Saúde para que este esclareça o que esteve na origem desta quebra e para que se discutam as medidas a implementar.

Vídeo Esquerda | 10 de February

No comentário semanal para a Antena 1, Miguel Portas aborda a situação na Grécia na sequência “do mais selvagem dos programas até hoje criados desde que começou a crise” e sublinha que o que está em causa é saber “quanto é que um povo aguenta”.

Artigo | 10 de February

De acordo com uma declaração divulgada pela assembleia dos trabalhadores no Hospital Geral de Kilkis, os médicos, enfermeiros e outro pessoal declaram que os problemas de longa duração do Sistema Nacional de Saúde (SNS) no país não podem ser resolvidos através de reivindicações limitadas do sector dos serviços de saúde.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de February

Um povo conformado não altera políticas, um povo indignado pode fazer muito, e no momento certo, por si mesmo.

Artigo | 10 de February

Ministros das finanças da Zona Euro consideram que as medidas já aceites pelo governo não são suficientes e dão seis dias ao executivo para cumprir um conjunto de exigências entre as quais se inclui a aprovação de novas medidas de austeridade que permitam uma redução adicional da despesa de 325 milhões de euros. População grega ocupa as ruas em luta contra a austeridade.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de February

Pela proposta aprovada pelo Governo, é imposta a extinção de mais de metade das freguesias urbanas e de 25 a 35 por cento das restantes. A resposta tem de estar à altura e bater no essencial: exigência absoluta de respeito pelas populações e pela democracia local.

Audio | 10 de February

Cordis : Cordis 2 (2011).
Prana : Trapo trapézio (2011).
Petrus Castrus : Mestre (1973).
Ena Pá 2000 : O álbum bronco (2011).

Edição nº 126, de 8 de Fevereiro de 2012

Artigo | 10 de February

Bloco considera que os 23 dias que os trabalhadores independentes têm para entregar as suas declarações na Segurança Social não são suficientes e rejeita abertura de “período de autêntica caça à multa”. Trabalhadores não foram sequer notificados desta obrigação que decorre da entrada em vigor do novo Código Contributivo.