José Goulão

José Goulão

Jornalista

A atribuição de 25 milhões de euros a cerca de 5.000 trabalhadores de sete países da UE vítimas de despedimentos coletivo, no âmbito do Fundo de Apoio à Globalização, foi bloqueada esta quinta-feira por falta de dinheiro decorrente do falhanço da conciliação tripartida sobre o Orçamento da UE para 2013. Esta é uma primeira consequência imediata, mas continuam pendentes, já há um mês, reembolsos no valor de 9.000 milhões de euros afetando vários fundos e programas, entre eles o "Erasmus".

A política de austeridade não é mera causadora de desmandos avulsos, é a aplicação de um projeto em curso de engenharia social que pretende instaurar uma nova/velha sociedade em regiões do mundo onde foi duramente atingida - vastas zonas do espaço que hoje se designa União Europeia.

Único português em serviço naquele verão de 1982, vivi duas semanas em Beirute Oeste coexistindo com uma resistência heterogénea, numa cidade em ruínas e com um cheiro a morte que só a morte extinguirá.

Nesta União Europeia germanizada afinal a chefe do governo alemão manda mais facilmente nos governos dos outros do que nas instituições do próprio país.

A polémica sobre a deposição dos restos mortais do presidente polaco Lech Kaczyński em Cracóvia na catedral de Weiwel, destinada aos “heróis da Pátria”, antecipa os debates que vão marcar a vida da Polónia nas próximas semanas.