João Bau

João Bau

Investigador-Coordenador do LNEC (aposentado) e membro do Conselho Fiscal da OTC (Organização dos Trabalhadores Científicos). Foi Presidente da EPAL, administrador da AdP-Águas de Portugal e membro de vários organismos nacionais e internacionais ligados ao setor das águas.

Neste artigo, João Bau defende que está na altura de introduzirmos no nosso ordenamento jurídico o reconhecimento do direito à água e aponta que o acesso à eletricidade e telecomunicações "é cada vez mais necessário ao usufruto da escola pública e do SNS”.

Durante o período de pandemia são proibidos os cortes de abastecimento de água, eletricidade e comunicações. E a seguir, será que será aceitável que se não aplique o mesmo princípio a quem não pode pagar esses serviços? Texto de apoio à intervenção de João Bau na Conferência online "Vencer a Crise".

Estamos num momento de escolhas. E por isso defendo a oportunidade e a urgência do lançamento de um debate sobre a necessidade de garantir aqui e agora o “direito à água”.