Está aqui

João Bau

Investigador-Coordenador do LNEC (aposentado) e membro do Conselho Fiscal da OTC (Organização dos Trabalhadores Científicos). Foi Presidente da EPAL, administrador da AdP-Águas de Portugal e membro de vários organismos nacionais e internacionais ligados ao setor das águas.

Artigos do Autor(a)

2 de Dezembro, 2020 - 15:52h

Neste artigo, João Bau defende que está na altura de introduzirmos no nosso ordenamento jurídico o reconhecimento do direito à água e aponta que o acesso à eletricidade e telecomunicações "é cada vez mais necessário ao usufruto da escola pública e do SNS”.

28 de Abril, 2020 - 23:56h

Durante o período de pandemia são proibidos os cortes de abastecimento de água, eletricidade e comunicações. E a seguir, será que será aceitável que se não aplique o mesmo princípio a quem não pode pagar esses serviços? Texto de apoio à intervenção de João Bau na Conferência online "Vencer a Crise".

2 de Setembro, 2018 - 00:05h

Texto de apoio à intervenção de João Bau no painel do Fórum Socialismo 2018 "Como evitar o dia em que a água deixe de correr nas torneiras?"

12 de Março, 2014 - 13:18h

Estamos num momento de escolhas. E por isso defendo a oportunidade e a urgência do lançamento de um debate sobre a necessidade de garantir aqui e agora o “direito à água”.

2 de Junho, 2011 - 01:00h

Na presente campanha eleitoral o PSD apresentou no seu programa a proposta de privatização da AdP (Águas de Portugal). A política do PS no que respeita às águas vai exactamente no sentido da entrega ao sector privado da operação dos sistemas multimunicipais e até de sistemas municipais. Ou seja, também neste tema as opções de PS e de PSD têm o essencial em comum. Leia outros artigos no dossier: Direito à água versus privatização

2 de Junho, 2011 - 00:55h

A ofensiva que nos últimos anos vem sendo desenvolvida visando a privatização dos sistemas de abastecimento de água e saneamento exige a reafirmação, em contraponto às soluções da cartilha neoliberal, de uma nova dinâmica e de uma outra perspectiva de toda esta problemática.