Está aqui

Ignacio Ramonet

Jornalista. Diretor da edição espanhola do Le Monde Diplomatique. Foi diretor da edição francesa entre 1990 e 2008.

Artigos do Autor(a)

5 de Agosto, 2016 - 09:21h

A inaudita bestialidade do atentado de Nice, que vem somar-se a outros recentes massacres jihadistas, obriga-nos, uma vez mais, a interrogarmo-nos sobre essa forma de violência política a que chamamos terrorismo. Por Ignacio Ramonet

10 de Julho, 2016 - 12:33h

Começou a campanha internacional a favor do dissidente político que desconcerta os EUA. O seu confinamento revela: “democracias” ocidentais já não toleram jornalismo que revele segredos do poder. Por Ignácio Ramonet.

10 de Maio, 2016 - 22:52h

Em seu livro mais recente, Ignacio Ramonet indaga: Qual o futuro de sociedades em que os cidadãos são vigiados simultaneamente por mega-corporações e Estados semi-policiais? Publicamos aqui um extrato do quarto capítulo deste livro.

7 de Outubro, 2015 - 23:51h

Confiamos à Internet os nossos pensamentos mais pessoais e íntimos. Com a vigilância massiva, o controlo do Estado chegou a dimensões alucinantes.

26 de Julho, 2015 - 13:32h

Oito décadas depois, o romance de Huxley ganha nova atualidade, ao alertar que sociedades de controlo podem apoiar-se, além da repressão, na tecnologia e culto do “progresso”. Artigo de Ignacio Ramonet.

9 de Junho, 2015 - 17:08h

Washington não quer ver-se de novo na humilhante situação da Guerra Fria (1948-1989), quando teve de compartilhar a sua hegemonia mundial com outra superpotência, a União Soviética. Os conselheiros de Obama formulam esta teoria da seguinte maneira: Um único planeta, uma única superpotência. Por Ignacio Ramonet.

4 de Janeiro, 2015 - 17:53h

Todos os estudos realizados sobre as novas práticas de uso da televisão nos Estados Unidos e na Europa indicam uma mudança acelerada. Os jovens telespectadores passam do consumo “linear” da TV para um consumo em “diferido” e “à la carte” num “segundo ecrã”.

8 de Outubro, 2014 - 17:16h

Barack Obama, num exemplo típico de denegação freudiana, declarou: “Como comandante em chefe, não permitirei que os Estados Unidos se vejam envolvidos noutra guerra no Iraque”. Ou seja, começou a terceira guerra do Iraque. Por Ignacio Ramonet.

11 de Setembro, 2014 - 23:50h

Temos a impressão de que aquilo que está a acontecer em Gaza não tem nada a ver com os acontecimentos na Síria, e que eles são independentes das hostilidades no Iraque ou as negociações com o Irão. Na realidade, é uma falsa impressão, uma vez que todos os acontecimentos são articulados entre si. Artigo de Ignacio Ramonet, publicado em Outras Palavras.

10 de Maio, 2014 - 18:57h

O novo discurso da extrema-direita tem um alcance que vai para além das vítimas diretas da crise. Toca de alguma maneira esse “desenraizamento identitário” que muitos europeus sentem confusamente. Responde ao sentimento de “desestabilização existencial” de inúmeros cidadãos atacados pelo duplo golpe da globalização e de uma UE que não cessa de se ampliar.

Páginas