Canábis e distúrbios psicóticos: o que diz o estudo português?

20 de dezembro 2019 - 15:25
PARTILHAR

É mesmo verdade que os distúrbios psicóticos aumentaram 30 vezes em Portugal desde a descriminalização da canábis? Esta foi uma das fake news mais propaladas nas últimas semanas para atacar o modelo português de combate às dependências, a partir de um estudo sobre estatísticas hospitalares por parte de três investigadores da Faculdade de Medicina do Porto. Nesta edição do podcast fomos ver afinal o que diz o estudo e que interrogações levanta.

Na atualidade internacional, damos conta de um referendo à legalização na Nova Jérsia em simultâneo com as presidenciais norte-americanas, o apertar do cerco aos requerentes de asilo por parte da administração Trump, negando-o a quem tenha sido condenado por crimes ligados às drogas, o debate em torno da taxação da canábis na Califórnia, onde o mercado negro ainda é mais forte que o legal, e também o ponto da situação sobre dois projetos piloto que marcam passo na Europa: o dinamarquês para a canábis medicinal e o suíço para a canábis recreativa.

Para não perderes nenhum programa, subscreve o podcast via iTunes, (link is external) Spotify (link is external), Deezer (link is external) ou RSS (link is external).

Termos relacionados: Quatro e Vinte

Ouve também

Intervenções de abertura na audição pública promovida pelo Bloco de Esquerda no Parlamento, com Tito de Morais (Fundador do projeto Miúdos Seguros na Net e cofundador do projeto Agarrados à Net), Catarina Martins (eurodeputada do Bloco de Esquerda), Ricardo Lafuente (presidente da associação de defesa dos direitos digitais D3), e Moisés Ferreira (psicólogo e investigador).