Está aqui

Hong Kong

Hong Kong: começou julgamento dos ativistas pró-democracia

Fevereiro 6, 2023

47 políticos, advogados, ativistas e jornalistas são acusados de “subversão” pelo seu papel na organização das primárias da oposição em 2020.

De mãos dadas, a totalidade dos deputados pró-democracia anunciaram a demissão. Foto de JEROME FAVRE/EPA/Lusa.

Hong Kong: governo expulsa quatro deputados pró-democracia, restantes demitem-se em protesto

Novembro 11, 2020

Em resposta à expulsão dos seus colegas, todos os deputados do movimento pró-democracia na Conselho Legislativo de Hong Kong deram as mãos para anunciar a demissão.

Conferência de imprensa das famílias dos 12 ativistas. Screenshot do direto realizado por www.thestandnews.com.

Hong Kong não irá "interferir" com a detenção de 12 cidadãos pela China

Setembro 14, 2020

Ativistas detidos quando tentavam fugir de barco para Taiwan estão incontactáveis. Governo de Hong Kong afirma que estes "crimes" caem sob a alçada da jurisdição chinesa. 

Manifestante em protesto.

Ativistas de Hong Kong presos na China estão incontactáveis há 20 dias

Setembro 13, 2020

Segundo os familiares, que esconderam as identidades, os detidos não têm acesso a um advogado da sua escolha, não podem receber a medicação que tomavam e os familiares não têm qualquer notícia sua há vinte dias. Entre estes está um estudante luso-chinês.

Carrie Lam anuncia o adiamento das eleições em Hong Kong. Foto de JEROME FAVRE/EPA/Lusa.

Candidatos excluídos, eleições adiadas e demissões em Hong Kong

Julho 31, 2020

Doze oposicionistas tinham sido impedidos de se candidatar às eleições. No dia a seguir estas foram adiadas por um ano. A chefe de governo diz que é por causa da pandemia. A oposição diz que é por medo à democracia.

Uma mulher protesta num centro comercial esta segunda-feira. Foto de JEROME FAVRE/EPA/Lusa.

Hong Kong: a lei de Segurança Nacional entra em força

Julho 7, 2020

Prisão para quem desafie as autoridades, poderes policiais fora do controlo judicial, livros retirados das livrarias e censura online são as novas regras do jogo num território que se tem mobilizado em defesa das liberdades cívicas.

Manifestante em Hong Kong.

China aprova lei da segurança nacional em Hong Kong

Junho 30, 2020

Lei da segurança nacional permitirá às autoridades chinesas perseguir e condenar quaisquer práticas consideradas “subversivas e secessionistas” em Hong Kong. Críticos receiam que possa ser uma forma de pôr fim ao movimento pró-democracia. 

Após deter 180 manifestantes, polícia de Hong Kong elogia lei da segurança nacional chinesa

Polícia de Hong Kong elogia lei da segurança nacional chinesa

Maio 25, 2020

Depois de usar gás lacrimogéneo para impedir manifestação contra a lei de segurança nacional proposta por Pequim, o comissário da polícia de Hong Kong veio anunciar que apoia a lei. Manifestantes alertam que este será o fim definitivo do princípio de “um país, dois sistemas”.

Membros do partido Demosisto distribuem panfletos contra a nova Lei de Segurança Nacional chinesa esta sexta-feira. Foto de Jerome Favre/EPA/Lusa.

Nova Lei de Segurança chinesa ameaça autonomia de Hong Kong

Maio 22, 2020

A proposta a ser debatida no parlamento chinês na próxima semana permite às agências de segurança chinesas criar bases e intervir no território, acabando na prática com o princípio “um país, dois sistemas”.

Manifestante em Hong Kong. Foto de Red Flag.

Hong Kong depois da revolta: forças e fraquezas da oposição política aos planos de Pequim

Maio 14, 2020

Funcionários dissidentes, poder judicial independente e sobretudo mobilização popular são obstáculos para a China tomar completamente o poder em Hong Kong. A oposição democrática divide-se entre quem aposta nas eleições e quem quer construir o movimento pela base e consolidar o novo sindicalismo. Por Au Loong Yu.

Protesto em Hong Kong em julho de 2019. Foto de Studio Incendo/Flickr.

15 líderes oposicionistas detidos em Hong Kong

Abril 18, 2020

Veteranos da luta pró-democracia, ex-deputados, advogados e até um milionário da comunicação social estavam entre os detidos. Enquanto isso os responsáveis pela ligação do governo chinês com a região questionam a sua autonomia.

Manifestantes em Hong Kong a marcar o primeiro dia de 2020.

Ano novo, a mesma luta em Hong Kong: uma multidão nas ruas e 400 detidos

Janeiro 1, 2020

A contagem para a entrada em 2020 em Hong Kong foi diferente do habitual: “dez, nove, liberdade para Hong Kong, revolução do nosso tempo!” Já no primeiro dia do ano o cenário foi igual a tantas vezes nos sete meses anteriores: manifestação massiva, gás lacrimogéneo, canhões de água e detenções.

Polícia armada num centro comercial de Hong Kong onde os manifestantes fizeram uma ação na véspera de Natal. Dezembro de 2019. Foto de LUSA/EPA/JEROME FAVRE.

A Silent Night foi de luta em Hong Kong

Dezembro 24, 2019

Os cânticos e barretes de Natal juntaram-se esta terça-feira ao habitual arsenal de luta dos protestos em Hong Kong. Num centro comercial da cidade, milhares de manifestantes cantaram em desafio às autoridades. A polícia lançou gás lacrimogéneo e fez várias detenções.

Manifestação em Hong Kong

Hong Kong: Centenas de milhares assinalaram seis meses de protesto

Dezembro 8, 2019

Os organizadores falam de 800 mil pessoas na manifestação deste domingo no centro de Hong Kong. Reforçados pela recente eleição, os manifestantes não recuam nas cinco exigências ao governo.

Festejos nas ruas de Hong Kong pelo resultado das eleições para os conselhos distritais. Novembro de 2019.

Hong Kong: campo pró-Pequim sofre derrota eleitoral significativa

Novembro 25, 2019

Nas eleições locais de Hong Kong houve uma participação recorde e a oposição venceu 17 dos 18 conselhos distritais. A derrota esmagadora foi recebida com silêncio nos meios de comunicação social chineses. Nas ruas da região autónoma, houve festa.

Hong Kong continua paralisada por semana de protestos

Novembro 14, 2019

Avenidas cortadas por barricadas, linhas de metro e comboio paradas, batalhas campais entre polícia e estudantes nas ruas e universidades. O caos voltou esta semana ao centro de Hong Kong.

Protesto em Hong Kong.

Polícia volta a reprimir protestos em Hong Kong

Novembro 2, 2019

Uma nuvem de gás lacrimogéneo volta a cobrir o centro da cidade durante o vigésimo segundo fim de semana de protestos.

Hong Kong: governo admite chamar exército, mas não quer falar de terrorismo

Outubro 9, 2019

Se a violência dos protestos continuar, o governo de Hong Kong admite a intervenção dos militares chineses, mas acusações de terrorismo estão fora dos planos do executivo. Entretanto, os estilhaços da crise de Hong Kong já chegaram à liga de basketball norte-americana.

Protesto em Hong Kong

Protestos bloqueiam Hong Kong pelo terceiro dia consecutivo

Outubro 6, 2019

Metade das estações de metro encerradas, principais avenidas cortadas, gás lacrimogéneo no ar e múltiplos confrontos com a polícia. A “lei de emergência” trouxe o caos a Hong Kong.

Hong Kong: estudante alvejado pela polícia será acusado criminalmente

Hong Kong: estudante alvejado pela polícia será acusado criminalmente

Outubro 3, 2019

Um estudante de 18 anos foi alvejado pela polícia de Hong Kong durante os protestos pró-democracia no início desta semana. Agora, a polícia faz saber que irá acusar o jovem de dois crimes.

Fotografia: Fazry Ismail/Lusa

Hong Kong: Polícia dispara outra vez gás lacrimogéneo em manifestação

Setembro 29, 2019

Este sábado, a polícia de choque disparou gás lacrimogéneo em Hong Kong no decorrer de mais uma manifestação anti-totalitarismo. Novo protesto está agendado para terça-feira, apesar da proibição policial.

Manifestantes pró-Pequim enfretam manifestantes anti-Pequim no shopping Amoy Plaza, Hong Kong, 14 de setembro de 2019. Foto: Jerome Favre/EPA/Lusa.

Hong Kong: escaramuças entre manifestantes pró- e anti-Pequim

Setembro 14, 2019

No 15º fim de semana da vaga de protestos em Hong Kong houve uma relativa acalmia. Setores da população pró-Pequim começam a marcar presença no espaço público. Este sábado, houve confrontos entre manifestantes pró- e anti-China.

Carrie Lam

Governo de Hong Kong vai retirar lei de extradição

Setembro 4, 2019

Ao fim de três meses de protestos, a chefe do governo de Hong Kong foi obrigada a ceder à reivindicação inicial dos manifestantes que têm enchido as ruas do território.

Protesto em Hong Kong.

Hong Kong: confrontos regressam em novo sábado de protestos

Agosto 31, 2019

Gás lacrimogéneo, canhões de água e barricadas regressaram às ruas de Hong Kong no 13º fim de semana consecutivo de protestos, apesar da proibição da marcha e da detenção de vários organizadores na sexta-feira.

“Uma nova geração levanta-se”: testemunho da revolta de Hong Kong

Agosto 27, 2019

As três fases do movimento de protesto, a sua composição e as diferentes visões em confronto sobre o futuro de Hong Kong são passadas em revista neste testemunho de Au Loong-Yu, um veterano ativista socialista da ilha.