Está aqui

Panama Papers

Panamá Papers: perda de receita fiscal na UE equivale ao PIB português

Abril 20, 2017

As contas do Parlamento Europeu indicam que os esquemas de evasão fiscal como os dos Panamá Papers representam entre 10% a 24% do valor estimado para a fuga ao fisco nos 28 países da UE em 2011.

Panama Papers: “A falta de transparência é o grande problema das nossas economias”

Setembro 8, 2016

O jornalista Frederik Obermaier, que iniciou, e coordenou, a divulgação dos ‘Panama Papers’, destacou que a Comissão Europeia não está comprometida com a luta contra os offshore e avançou que a corrupção "é um problema global. E a Alemanha faz parte dele”.

GES abriu conta secreta sete meses após ter colapsado

Setembro 1, 2016

Os principais responsáveis do Grupo Espírito Santo (GES) abriram uma conta num banco sediado no Panamá, sete meses depois do colapso BES e do GES. A conta destina-se a guardar ativos de uma offshore que é supeita da prática de várias fraudes.

Joseph Stiglitz demite-se do comité de investigação dos Panama Papers

Agosto 8, 2016

O afastamento do Prémio Nobel da Economia deve-se à falta de transparência do governo do Panamá, que recusou assegurar a divulgação das conclusões da investigação do comité.

CP, IGCP e Segurança Social usaram offshores

Maio 20, 2016

A TSF revelou o nome das três entidades públicas que recorreram a paraísos fiscais para as suas aplicações financeiras. O governo confirmou os nomes e quer impedir que entidades públicas recorram a offshores.

Panama Papers divulga base de dados com offshores

Maio 9, 2016

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação publicou esta segunda-feira uma base de dados pesquisável com mais de 300 mil offshores expostas nas investigações “Panama Papers” e “Offshore Leaks”.

“Panama Papers”: maior quantidade de informação de sempre divulgada a 9 de maio

Abril 27, 2016

No âmbito da investigação dos “Panama Papers” o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) revelou que, a 9 de Maio, vai tornar pública a “maior quantidade informação de sempre” sobre empresas e os seus proprietários em offshore.

Sindicato pede divulgação dos jornalistas envolvidos no “saco azul” do GES

Abril 27, 2016

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) pediu ao “Expresso” para divulgar os nomes dos jornalistas que diz estarem envolvidos numa investigação judicial relacionada com o designado "saco azul do BES".

Os “Panama Papers” e a corrupção legalizada

Abril 17, 2016

A única coisa verdadeiramente surpreendente do episódio dos “Panama Papers” é que a sua revelação não trouxe nada de surpreendente: não aprendemos exatamente o que esperávamos aprender? Mas, é claro, uma coisa é saber de forma geral, outra é ter dados concretos do que se passava. Por Slavoj Žižek.

"Panama Papers": três dos envolvidos foram condecorados por Cavaco Silva

Abril 16, 2016

Cavaco Silva condecorou três envolvidos no escândalo "Panama Papers" segundo informações divulgadas pelo Expresso e TVI.

Quem ganha com os offshores?

Abril 15, 2016

Mariana Mortágua mostra como funcionam e para que servem os offshores.

Offshores: “Para a UE, fuga ao fisco é empreendedorismo”

Abril 13, 2016

Marisa Matias insurge-se contra a proteção europeia aos paraísos fiscais dentro das suas fronteiras. Para a UE, “quem foge aos impostos com 100 euros, é criminoso. Quem foge com 100 milhões, é empreendedor”, acusa.

Pai de sócio da “Mossak Fonseca” tem passado ligado ao exército nazi

Abril 11, 2016

Um dos fundadores da "Mossack Fonseca", é um advogado de origem alemã e filho de um ex-soldado nazi das SS e membro da unidade de combate “Totenkopf”.

“Panama Papers”: Manuel Pinho recebeu 180 mil euros da ES Enterprise

Abril 11, 2016

O ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, desempenhou funções na administração do BES e do BES África e o seu nome consta da lista da Espírito Santo Enterprise, que é referida nos “Panama Papers”.

“Panama Papers”: Pode a cofundadora do Partido Pirata tornar-se primeira ministra da Islândia?

Abril 10, 2016

Amy Goodman e Juan González entrevistam a poetisa Birgitta Jónsdóttir, ex-voluntária do WikiLeaks e atual deputada pelo Partido Pirata, que, segundo as mais recentes sondagens, reúne 43% das intenções de voto.

“Panama papers”: Ilustres do PSD trabalham em empresa associada ao escândalo

Abril 10, 2016

O ex-presidente do partido Luís Marques Mendes, atual conselheiro de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa, é consultor, desde 2012, da Abreu Advogados, envolvida em transações que passaram pela Mossak Fonseca. Já o ex secretário de Estado José Eduardo Martins é sócio da sociedade de advogados. “Panama papers” exibem mentiras na Comissão de Inquérito ao BES.

“Panama papers”: Protestos pela demissão de David Cameron

Abril 9, 2016

Centenas de manifestantes exigiram este sábado a demissão do primeiro ministro britânico David Cameron com protestos em Londres, Manchester e Glasgow. Por Joana Ramiro.

"Quem procura um offshore quer fugir às leis que regem a vida de todos os outros"

Abril 9, 2016

Intervenção de Mariana Mortágua no debate de urgência sobre o escândalo financeiro dos "Panama Papers".

Portugal perde 2,3 milhões por dia para offshores

Abril 9, 2016

Segundo números do Banco de Portugal, em 2015, Portugal perdeu mais de 864 milhões de euros para paraísos fiscais. Investigação “Panama papers” revela que 244 empresas portuguesas estão envolvidas em escândalo de corrupção mundial e que o Grupo dono da PT Portugal recorreu a serviços de offshore.

Empresas com sede no offshore da Madeira constam dos “Panama papers”

Abril 9, 2016

A par de Luís Portela, Manuel Vilarinho e Ilídio Pinho (ler artigo Os portugueses envolvidos no escândalo “Panama papers”), figuram ainda no “Panama papers” gestores de topo do Espírito Santo, a Abreu Advogados, um ourives, donos de empreendimentos turísticos no Algarve e um empresário ligado ao futebol.

Os portugueses envolvidos no escândalo “Panama papers”

Abril 9, 2016

Luís Portela, presidente não executivo da farmacêutica Bial, Manuel Vilarinho, ex presidente do Benfica, e Ilídio Pinho, industrial, são os nomes mais sonantes. Panamá ajudou a esconder 'saco azul' do BES durante 21 anos. Isabel de Santos criou conta offshore através da Mossak Fonseca por intermédio de gestor de fortunas. Ex-ministros portugueses também integram a sua lista de clientes.

Ex-ministros e políticos portugueses envolvidos no “Panama Papers”

Abril 8, 2016

O Expresso online e a TVI referem que um dos clientes da Mossack Fonseca, Jorge Cunha, gestor de fortunas do Banque Internationale à Luxembourg, representa “ex-ministros e/ou políticos”, que “portanto irão aparecer como PEP (Pessoas Politicamente Expostas) no processo de DD (Devida Diligência)”.

Panama Papers: Manifestação em Londres pela demissão de Cameron

Abril 8, 2016

Ao fim de três dias de explicações evasivas, o primeiro-ministro britânico finalmente admitiu ter beneficiado de um fundo offshore revelado nos “Panama Papers”. Este sábado há manifestação em Londres pela sua demissão.

Offshores: “Tenhamos a coragem de não deixar tudo na mesma”

Abril 6, 2016

Intervenção de Mariana Mortágua no debate de urgência sobre o escândalo financeiro dos "Panama Papers".

“Panama papers”: Bernie Sanders alertou em 2011 para paraísos fiscais no Panamá

Abril 5, 2016

Num vídeo que o Esquerda.net reproduz neste artigo, o candidato à nomeação democrata para a corrida presidencial refere a existência de paraísos fiscais abusivos e ilegais no Panamá, lembrando que o país “é líder mundial quando se trata de permitir que americanos ricos e grandes corporações fujam dos impostos”.