Está aqui

Orçamento do Estado 2022

Mariana Mortágua. Foto de Ana Mendes.

Governo incentiva perda de salários e poder de compra de todos os trabalhadores

Abril 13, 2022

Mariana Mortágua considera que, com este Orçamento do Estado, o governo se está “a aproveitar da situação da inflação” para reduzir o défice com a economia a crescer menos. Um “milagre” feito à custa de não devolver o que ganha a mais à sociedade e de transferir para os trabalhadores o custo do aumento de preços.

Rui Rio e Paulo Rangel: dividida e em crise, a direita não é alternativa. Foto: tentre, CC0, via Wikimedia Commons

O voto contra o Orçamento “abre o caminho à direita”?

Novembro 25, 2021

Esta é a quarta e última parte da série de Perguntas & Respostas sobre a crise política, onde se responde à questão mais usada para criticar a decisão do Bloco de Esquerda (e do PCP) de rejeitar o Orçamento para 2022. Por Luis Leiria.

António Costa no debate do OE2022 no parlamento – foto de Mário Cruz/Lusa

O orçamento “mais à esquerda de sempre”?

Novembro 6, 2021

Terceira parte da série Perguntas & Respostas sobre a crise política onde se demonstra que o Orçamento de Estado chumbado na AR não era expansivo, muito pelo contrário. Por Luis Leiria.

Debate do Orçamento do Estado para 2022. Foto de Mário Cruz/Lusa.

Perguntas & respostas sobre a crise política (2)

Novembro 4, 2021

É verdade que o Governo se aproximou das nove propostas apresentadas pelo Bloco de Esquerda e que só não houve acordo por intransigência deste? Como mudaram as relações PS-Bloco a partir de 2018/2019? Por Luís Leiria.

António Costa no debate da proposta de Orçamento do Estado para 2022, na Assembleia da República, Lisboa, 27 de outubro de 2021

Perguntas & Respostas sobre a crise política (1)

Novembro 2, 2021

O que levou o Bloco de Esquerda a priorizar a revogação das medidas da “troika” inscritas no Código de Trabalho em 2012 e mantidas lá até hoje? Qual tem sido a atitude do PS diante destas medidas? Por Luís Leiria.

Carvalho da Silva, Ana Gomes, Paulo Pedroso, José Neves, João Ramos de Almeida e Maria de Lurdes Rodrigues

Figuras da esquerda criticam posição do PS sobre orçamento

Outubro 31, 2021

Carvalho da Silva, Ana Gomes, Paulo Pedroso, José Neves, João Ramos de Almeida e Maria de Lurdes Rodrigues são algumas das figuras que têm escapado à narrativa do PS de que a culpa da não aprovação do orçamento é da esquerda. Leia aqui alguns dos seus argumentos.

Catarina Martins num comício em Setúbal. Foto de Paula Nunes.

É “no campo da esquerda” que se tomarão as decisões sobre “o emprego e a saúde”

Outubro 30, 2021

Em entrevista ao Expresso, Catarina Martins diz que as próximas eleições vão “determinar as condições” de um entendimento à esquerda que é necessário. Se PS tiver maioria absoluta “não quererá negociar nada”, se não tiver terá de se “reposicionar para fazer um acordo à esquerda que permita avanços pelo emprego e pela saúde”.

Foto de Mário Cruz/Lusa.

Orçamento do Estado para 2022 chumbado na Assembleia da República

Outubro 27, 2021

Apenas o Partido Socialista votou a favor do documento. 117 deputados votaram contra.

Catarina Martins: "Preferimos soluções a promessas"

Outubro 27, 2021

Na intervenção de encerramento do debate orçamental, a coordenadora do Bloco afirmou que as razões da rejeição pelo Governo das nove propostas do Bloco continuam a ser “um segredo bem guardado” por António Costa.

"Governo quer criar crise política porque rejeita retirar os cortes da troika”

Outubro 27, 2021

No segundo dia de debate orçamental, o líder parlamentar do Bloco acusou o PS de promover a imposição no lugar da negociação, numa legislatura em que "a falta de diálogo com a esquerda transformou-se também numa falta de diálogo com o país”. Mariana Mortágua e Moisés Ferreira também questionaram o Governo sobre as escolhas do Orçamento.

“Falta de exclusividade no SNS custa centenas de milhões por ano”

Outubro 27, 2021

Nesta entrevista, o deputado Moisés Ferreira explica a necessidade de profissionais em regime de exclusividade no Serviço Nacional de Saúde e desmonta a proposta do Governo da “dedicação plena”, que não passa de um regime de aumento do horário de trabalho.

O pluriemprego quase generalizado dos médicos destrói o SNS

Outubro 27, 2021

Um chefe de serviço de um hospital público trabalha também para um grande grupo privado e o seu horário no SNS chega a reduzir-se a quatro manhãs por semana. Este é o resultado da política de fim da exclusividade opcional dos médicos, que a proposta governamental de orçamento para 2022 mantém.

Governo quer manter despedimentos a preço de saldo

Outubro 26, 2021

Em plena pandemia, empresas que lucram milhões somam despedimentos. Indiferente ao desespero de milhares de trabalhadores, o PS recusa reverter a redução para menos de metade do valor da compensação por despedimento, herdada da troika e do governo da direita.

Mariana Mortágua interveio no primeiro dia do debate do OE2022.

“Orçamento não traduz uma negociação à esquerda e não resolve os problemas do país"

Outubro 26, 2021

No primeiro dia do debate do Orçamento do Estado, as intervenções da bancada do Bloco trataram da apreciação geral do documento do Governo, mas também do detalhe das propostas do Bloco que o PS recusou.

Catarina Martins: “Governo decidiu substituir a negociação pelo ultimato”

Outubro 26, 2021

Catarina Martins abriu o debate orçamental reafirmando o compromisso do Bloco com soluções para os problemas do país, enquanto o Governo decidiu rejeitar todas as propostas do Bloco e fazer a “escolha errada” de ir para eleições.

“O fundamento para o fator de sustentabilidade deixou de existir”

Outubro 26, 2021

Nesta entrevista, José Soeiro explica as propostas do Bloco para acabar com o corte nas pensões por causa do fator de sustentabilidade e revela que o Governo, além de não ter aceitado discuti-las, nem sequer quis fazer as contas ao seu impacto no próximo Orçamento.

CGTP e Bloco preocupados com Orçamento que ignora desvalorização salarial

Outubro 25, 2021

Após reunião com Catarina Martins, a Secretária-Geral da CGTP, Isabel Camarinha, criticou o governo por “nem na Agenda do Trabalho Digno nem no Orçamento do Estado” haver avanços no reforço de salários, combate à precariedade ou defesa de direitos laborais. Catarina relembrou que o partido “apresentou propostas mínimas” para tentar o entendimento.

Governo intransigente. Mesa Nacional indica voto contra Orçamento

Outubro 24, 2021

Após a reunião da Mesa Nacional, Catarina Martins explicou que “se o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços, o Bloco responderá pela sua gente - pelo povo que trabalha e pelo SNS que nos orgulha - e votará contra o Orçamento do Estado”.

Nenhuma das propostas nas áreas da Saúde, Trabalho ou Segurança Social foi aceite pelo governo. Imagem de Manuel de Almeida, Lusa.

O que respondeu o PS às propostas do Bloco?

Outubro 23, 2021

Governo recusou as nove propostas apresentadas pelo Bloco para acordo no Orçamento do Estado.

Parlamento

UTAO: Sem PRR, investimento público cresce menos que em 2021

Outubro 23, 2021

A análise da Unidade Técnica de Apoio Orçamental à proposta do Governo conclui que o crescimento do investimento público fica 59 milhões de euros abaixo do Orçamento anterior se se excluir as verbas europeias do Plano de Recuperação e Resiliência.

António Costa e João Leão.

Reunião entre Bloco e Governo termina sem acordo

Outubro 19, 2021

Antes do encontro desta terça-feira para negociar a viabilização do Orçamento do Estado, o Bloco enviara por escrito as suas nove propostas. Nalgumas áreas, o Governo não trouxe qualquer proposta, noutras recusou as que recebeu.

Quais são as 9 propostas do Bloco para o Orçamento?

Outubro 18, 2021

Nas negociações com o Governo para o próximo Orçamento do Estado, o Bloco de Esquerda apresentou nove propostas nas áreas do reforço do SNS, Segurança Social e proteção laboral. O Esquerda.net publica aqui o documento entregue ao executivo.

Bloco de Esquerda

Esclarecimento do Bloco de Esquerda

Outubro 17, 2021

O Bloco esclarece que “passaram mais dois dias sem que o governo desse resposta relevante aos nove pontos negociais” que propôs e anuncia que enviará ao governo propostas de articulado destes pontos, face à ausência de redações do Governo para inclusão desses pontos na lei do orçamento.

Os bombeiros profissionais exigem também o direito à pré-reforma equiparada às forças de segurança.

Bombeiros profissionais contestam Orçamento e marcam greve para 11 e 12 de novembro

Outubro 17, 2021

Os bombeiros consideram que o Governo “se esqueceu por completo dos bombeiros e da proteção civil”, não respondendo à necessidade de aumentos salariais, subsídio de risco ou regulamentação do trabalho no setor.

Catarina Martins fala à comunicação social à saída da reunião com o Presidente da República, 15 de outubro de 2021 – Foto de Manuel de Almeida/Lusa

“Não há razão para o país não ter um OE aprovado a não ser que o governo não queira negociar”

Outubro 15, 2021

Catarina Martins afirmou que o Bloco transmitiu ao PR que o governo não mostrou disponibilidade para se aproximar das propostas bloquistas. E, sublinhou que nenhuma das três áreas e das nove propostas apresentadas pelo Bloco “encontra qualquer reflexo na proposta do Orçamento do Estado”.