Está aqui

Orçamento do Estado 2022

António Costa e João Leão.

Reunião entre Bloco e Governo termina sem acordo

Outubro 19, 2021

Antes do encontro desta terça-feira para negociar a viabilização do Orçamento do Estado, o Bloco enviara por escrito as suas nove propostas. Nalgumas áreas, o Governo não trouxe qualquer proposta, noutras recusou as que recebeu.

Quais são as 9 propostas do Bloco para o Orçamento?

Outubro 18, 2021

Nas negociações com o Governo para o próximo Orçamento do Estado, o Bloco de Esquerda apresentou nove propostas nas áreas do reforço do SNS, Segurança Social e proteção laboral. O Esquerda.net publica aqui o documento entregue ao executivo.

Os bombeiros profissionais exigem também o direito à pré-reforma equiparada às forças de segurança.

Bombeiros profissionais contestam Orçamento e marcam greve para 11 e 12 de novembro

Outubro 17, 2021

Os bombeiros consideram que o Governo “se esqueceu por completo dos bombeiros e da proteção civil”, não respondendo à necessidade de aumentos salariais, subsídio de risco ou regulamentação do trabalho no setor.

O ministro das Finanças tinha já rejeitado “absolutamente” as propostas relativas às longas carreiras contributivas.

Governo mantém impasse negocial no Orçamento

Outubro 15, 2021

Em conferência de imprensa, deputados do Bloco explicaram como o Governo ignorou as propostas do Bloco de Esquerda para a exclusividade dos profissionais de saúde, fim da caducidade da contratação coletiva e proteção das longas carreiras contributivas.

“É incompreensível que o dinheiro que estava orçamentado não tenha sido gasto", criticou Mariana Gaio Alves.

Reforço no Orçamento para o Ensino Superior? É “enganoso”, diz o SNESup

Outubro 15, 2021

Dos 547 milhões de euros de reforço orçamental para a Ciência e Ensino Superior anunciados pelo Governo, “apenas 135 milhões de euros” serão efetivos, alerta o sindicato.

Manifestação de cuidadores

Cuidadores informais indignados com subsídio “irrisório” previsto no Orçamento

Outubro 14, 2021

O Governo orçamentou uma despesa de 30 milhões de euros para alargar a todo o país o apoio aos cuidadores informais. Mas o valor é o mesmo que foi destinado apenas aos projetos piloto, apontam os cuidadores. Deputado bloquista José Soeiro diz que o Governo está a boicotar o Estatuto.

"É difícil acreditar num documento em que o próprio Governo fala da Cultura como um fator estratégico para o desenvolvimento do país e continua a alocar 0,25%" do total da despesa, critica Amarílis Felizes.

Cultura: Trabalhadores criticam um Orçamento “manifestamente insuficiente”

Outubro 13, 2021

O Orçamento do Estado para 2022 anuncia novos aumentos para a Cultura que, ainda assim, continua a não ultrapassar os 0,25%. Todos os aumentos orçamentais que Graça Fonseca anunciou ficaram por executar. Em 2020, com as medidas extraordinárias face à crise pandémica, alcançou a despesa prevista em 2018.

Catarina afirma que “todo o país perde” com intransigência do Governo

Outubro 13, 2021

À saída de uma reunião com a Fenprof, a coordenadora bloquista criticou o facto de o ministro das Finanças ter recusado à partida uma das medidas que é fundamental para o Bloco: acabar com o corte do fator de sustentabilidade para que existam “pensões mais justas”.

Novos escalões valem pouco mais que fuga fiscal da EDP nas barragens

Outubro 13, 2021

A revisão dos escalões do IRS em 2022 terá um impacto orçamental de cerca 150 milhões de euros, muito inferior aos 230 milhões da revisão feita em 2018. Só o imposto de selo que a EDP deixou de pagar no negócio das barragens chegava para pagar quase a totalidade da medida apresentada por João Leão.

Orçamento "é uma enorme desilusão”, diz Catarina

Orçamento "é uma enorme desilusão”, diz Catarina

Outubro 12, 2021

A coordenadora do Bloco de Esquerda considera “um balde de água fria” a proposta de Orçamento do Estado entregue pelo Governo. “O que nos afasta do Governo não são os milhões que vão para a saúde, são as regras para que esse investimento seja executado” afirmou Catarina Martins.

OE 2022 não responde aos problemas da saúde, trabalho e pensões.

Orçamento não responde aos problemas da saúde, trabalho e pensões

Outubro 12, 2021

Mariana Mortágua reagiu à proposta de Orçamento do Estado para 2022 apresentada pelo Governo. É um documento “insuficiente” e que não inclui nenhuma das propostas do Bloco de Esquerda. “Se a situação de mantiver, dificilmente haverá condições para viabilizar este Orçamento” referiu a deputada.  

OE 2022: Na saúde e no trabalho é preciso fazer mais

Outubro 8, 2021

As prioridades do Bloco para o Orçamento do Estado são bem claras: garantir investimento no Serviço Nacional de Saúde e proteger quem trabalha.

Catarina Martins

Orçamento tem de trazer “justiça para quem trabalhou toda uma vida”

Outubro 6, 2021

Catarina Martins apresentou esta quarta-feira as propostas do Bloco para mais justiça nas pensões de reforma. Entre elas está o fim do fator de sustentabilidade e dos cortes que impõe, o novo cálculo das pensões para acabar com injustiças e a diversificação das fontes de financiamento da Segurança Social.

"Fazer investimentos no Serviço Nacional de Saúde sem mexer nas condições de trabalho de quem lá está não nos dá garantias de que o SNS vá responder ao país”, disse Catarina.

Orçamento: Bloco quer corrigir cortes e injustiças nas pensões

Outubro 2, 2021

No final da reunião da Mesa Nacional do Bloco, Catarina Martins afirmou que faltam “avanços significativos” nas conversações com o Governo para o Orçamento do Estado de 2022. Bloco quer fazer justiça a quem se reformou com 40 anos de descontos e viu a pensão cortada.