Irlanda – Eleições legislativas 2020

Conferência de imprensa do primeiro-ministro da Irlanda em funções, Leo Varadkar. Foto de LEON FARRELL/Pool/Lusa.

Rivais de centro-direita preparam acordo de governo na Irlanda

Abril 14, 2020

Os partidos que têm dominado a política irlandesa assinam esta terça-feira um acordo que prevê mais gastos em habitação social e infraestruturas. O Sinn Féin, que venceu as eleições, avisa que Fianna Fail e Fine Gael tentam “ludibriar” os eleitores, fazendo crer que vão implementar políticas de esquerda.

Foi a juventude que contribuiu para o triunfo do “sim” nos referendos e foi também ela que permitiu a vitória eleitoral do Sinn Féin – foto de Ógra Shinn Féin (juventude do Sinn Féin)

Eleições na Irlanda (2): vitória do Sinn Féin alicerçada na juventude

Fevereiro 20, 2020

Foi a juventude que contribuiu para o triunfo do “sim” nos referendos para a legalização do divórcio, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o aborto. E foi também ela que permitiu a vitória eleitoral do Sinn Féin e o crescimento de outras forças de esquerda. Por Jorge Martins.

Pintura anti-racista em Belfast. Agosto de 2010.

O falhanço da extrema-direita nas eleições da Irlanda

Fevereiro 19, 2020

Nas recentes eleições legislativas irlandesas, a extrema-direita não conseguiu capitalizar o voto de protesto. John Molyneux analisa as causas desse falhanço e aponta os problemas com que a luta anti-fascista se deparará no futuro.

Assembleia de voto na Irlanda - eleições legislativas 2020

Eleições na Irlanda (1): o sistema político e económico irlandês

Fevereiro 18, 2020

As eleições realizadas na República da Irlanda, no passado sábado, saldaram-se por um triunfo histórico do Sinn Féin (SF), principal força da esquerda, o primeiro desde a independência, em 1922. Por Jorge Martins

Manifestação pelo direito à habitação na Irlanda. Agosto de 2018.

O crescimento do Sinn Féin deve-se a três grandes razões económicas

Fevereiro 15, 2020

A Irlanda costuma ser apresentada como o modelo bem sucedido do liberalismo. Como se explica então a vitória eleitoral da esquerda neste país? Artigo de Aidan Regan.

Apresentação da campanha eleitoral do Solidarity/People Before Profit.

Solidarity/People Before Profit, a outra esquerda irlandesa também conversa sobre governo

Fevereiro 13, 2020

A vitória do Sinn Féin no fim de semana passado chamou a atenção para o quadro político da Irlanda. À esquerda, o partido não está sozinho. Solidarity e People Before Profit, por exemplo, enterraram o machado de guerra do sectarismo em 2015 para construirem uma aliança eleitoral anti-capitalista que agora discute governo.

Uma das sedes do Sinn Féin.

Governo de esquerda na Irlanda: matematicamente possível, politicamente difícil

Fevereiro 11, 2020

Junto com as outras forças de esquerda e com independentes, o Sinn Féin teria deputados suficientes para formar governo. Mas a tarefa de fazer um governo de esquerda é muito complicada dadas as posições de vários deles. Já a aliança com algum dos dois partidos tradicionais do sistema político irlandês traria outros custos.

Bandeira do Sinn Féin.

O eleitorado da Irlanda causou um terramoto político

Fevereiro 10, 2020

Neste artigo, Tommy Greene e Eoghan Gilmartin explicam as razões do sucesso eleitoral do Sinn Féin e apresentam os cenários prováveis. Num país com uma desigualdade social crescente e problemas de habitação amplos, o partido conseguiu apresentar propostas que falaram ao eleitorado jovem e aos trabalhadores.

Irlanda: Sinn Féin surge como partido mais votado nas legislativas

Fevereiro 10, 2020

Com 72 dos 160 mandatos já apurados, o Sinn Féin reúne 24,53% dos votos (29 lugares), Fine Gael 20,86% (14), Fianna Fáil 22,18% (14), Independentes 15,39% (7), Green Party 7,13% (4), Solidarity - People Before Profit 2,63% (2), Labour Party 4,38% (1) e Social Democrats 2,90% (1) A contagem prossegue na manhã desta segunda-feira.

O Sinn Féin, liderado por Mary Lou McDonald, conseguiu apresentar-se como a alternativa progressista aos dois partidos tradicionais e defende a unificação da República da Irlanda com a Irlanda do Norte, propondo um referendo no prazo de cinco anos

Irlanda: Sinn Féin obtém grande vitória nas eleições legislativas

Fevereiro 9, 2020

Realizaram-se eleições legislativas este sábado na República da Irlanda. Segundo as sondagens à boca das urnas, o Sinn Féin tem uma subida significativa e tem um resultado semelhante aos dois maiores partidos, Fine Gael e Finna Fáil (FF).